Com endro e zimbro, uma receita aromática de salmão assado

A rotina alimentar de verão pede pratos leves e nutritivos. Por isso, peixes e frutos do mar são ótimas opções para incluir no cardápio. Um dos preferidos na estação é o salmão, originário de águas frias e salgadas e cujo consumo traz diversos benefícios para a saúde. Que tal dar um toque aromático à receita clássica do peixe assado com temperos diferentes dos que costumamos utilizar no dia a dia?

O consumo de salmão gera diversos benefícios para nosso corpo. Rico em ômega-3, um tipo de gordura encontrada naturalmente em alguns peixes, previne a formação de placas de gordura e ajuda a reduzir os níveis de colesterol, sendo um aliado da saúde do coração. Possui o aminoácido triptofano, que ajuda na produção da serotonina, responsável pela sensação de prazer. Rico em vitaminas e minerais, é um bom antioxidante, combatendo os efeitos danosos dos radicais livres. Também tem vitaminas A e D, que fortalecem ossos e músculos e ajudam a evitar a osteoporose.

Nossa versão leva a adição surpreendente de endro e zimbro. E você, já conhece esses temperos com sabores típicos e capazes de modificar receitas?

Mais conhecido por aromatizar a gin tônica, o zimbro é um condimento que pode causar benefícios para a saúde, desde que consumido com moderação. Se você nunca viu de perto, as bagas são redondas e escuras, como uma pimenta-do-reino grande, com um perfume marcante. Possui propriedades anti-inflamatórias, ação digestiva e diurética e atua como calmante. Seu sabor picante faz dele uma ótima opção para condimentar drinks e pratos.

Já o endro, também conhecido como dill, é uma erva da família da salsa e da cenoura, muito popular na culinária escandinava e europeia. De sabor e aroma delicados e frescos, é rico em sais minerais, fibras e vitaminas. A especiaria faz bem para a digestão, aumenta a imunidade e é rica em antioxidantes, como os flavonoides.

Consegue imaginar a complexidade de sabor que os temperos proporcionam à essa receita de salmão assado? Chegou a hora de aprender a preparar na sua casa para poder sentir e se surpreender com esses aromas únicos em um prato que é um verdadeiro deleite aos sentidos.

Ingredientes:
Para o salmão:
180 g de filés de salmão sem pele
1 maço grande de endro
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de sal
pimenta-do-reino a gosto
meia colher de sopa de bagas de zimbro

Para a batata duchesse:
250 g de batatas descascadas
1 colher de chá de sal
15 g de manteiga
2 gemas
pimenta-do-reino a gosto

Para o creme azedo:
100 g de cream cheese
suco de 1/2 limão
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Retire a rama mais fina do endro e pique finamente.
Tempere os filés de salmão com azeite, sal, pimenta, o endro picado e o zimbro esmagado.
Tape e leve à geladeira durante 20 minutos.
Corte as batatas em pedaços pequenos e cozinhe na água com sal durante 20 minutos.
Escorra bem e amasse.
Junte a manteiga, as gemas, o sal e a pimenta.
Misture bem e reserve.
Ligue o forno a 180ºC.
Coloque o purê de batata em um saco de confeiteiro.
Em uma forma forrada com papel manteiga, faça rosetas com o purê.
Coloque os filés de salmão em outra forma forrada com papel manteiga.
Leve as duas formas ao forno para assar por 15 a 20 minutos, virando o peixe no meio do cozimento.
Para fazer o creme azedo, misture todos os ingredientes em uma tigela.
Sirva o salmão polvilhado com mais endro picado e acompanhado da batata duchesse e do creme azedo.

Deixe uma resposta