Receitas que inspiram: crostini de pera ao vinho com gorgonzola

As noites de inverno nos inspiram a ir para cozinha em busca de combinações que agucem nossos sentidos e tragam aquele conforto e aconchego que precisamos para espantar o frio. E para manter o coração aquecido, nada pode ser melhor que boa companhia, um aperitivo especial e algumas taças de vinho.

A pera ao vinho – ou, em bom francês pera au vin – é uma receita tradicional francesa que une, ao mesmo tempo, simplicidade e requinte. A textura macia e o sabor adocicado da fruta são adicionados à sensualidade da calda, obtida a partir da mistura aromática de vinho, baunilha, canela, raspas de laranja e tomilho.

Nesta receita, as peras ao vinho aparecem em forma de crostini e ganham um toque de flor de sal e gorgonzola – o que deixa os sabores ainda mais interessantes. O crocante do pão, o sabor forte do queijo, a acidez das peras e o aroma das especiarias resultam em uma combinação única e equilibrada, perfeita para receber os amigos.

Lembre-se de dar atenção especial à escolha da bebida para a receita. Esse é um detalhe que fará toda a diferença e irá causar uma excelente impressão. O mesmo vinho pode ser servido aos convidados durante o encontro, para que possam saborear o aperitivo na companhia de uma taça.

Ingredientes:
1 fava de baunilha
400ml de vinho cabernet sauvignon
110g de açúcar refinado
1 canela em pau
Raspas de meia laranja
2 ramos de tomilho
3 unidades de pera
1 baguete
150g queijo gorgonzola
Mel a gosto

Modo de preparo:
Retire a pele das peras.
Em uma panela junte as sementes de baunilha, o vinho, açúcar, canela, raspas de laranja e tomilho. Ferva o líquido, baixe o fogo e acrescente as peras.
Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos.
Remova as peras da panela e reserve.

Montagem:
Corte o baguete em corte diagonal.
Aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga ou azeite de oliva e de uma leve tostada no pão apenas de um lado.
Quebre o queijo rusticamente (com as mãos) em pedaços.
Corte as peras em formato de canoa, aproximadamente 1/4 da fruta.
Cm a área tostada do pão para cima, coloque o queijo picado criando uma “cama” e mel agosto.
Acrescente a pera fatiada e decore com um ramo de tomilho fresco.

Dica de ouro: transforme o caldo do cozimento das peras em uma sobremesa cheia de charme. Para isso, após retirar as frutas da panela, aumente o fogo e cozinhe o molho até reduzi-lo pela metade. Em seguida, desligue o fogo e acrescente 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, mexendo até derreter. Esta calda de vinho pode ser servida juntamente com as peras, com sorvete de creme, chantilly, iogurte grego ou creme inglês, se tornando uma belíssima sobremesa para impressionar os amigos.

Deixe uma resposta