Receita de maionese caseira de leite e limão é cremosa e não leva ovo

Você é da turma que prefere não fazer maionese em casa porque “cansa o braço” e também porque tem restrições ao consumo de ovo? Então é hora de colocar o avental, separar os ingredientes, contar com o auxílio do liquidificador ou do mixer e iniciar o preparo da receita de maionese de leite e limão; rápida, sem mistério e sem ovos. Feita com leite integral, suco de limão, óleo, alho e um pouco de sal, o resultado dessa combinação é um molho espesso, cremoso e com gosto mais acidificado que serve para acompanhar mais de mil refeições.

Agora que você já tem a sua maionese livre de ovos, pode usá-la para fazer molhos de salada simples. Ou use-a para preparar saladas tradicionalmente encorpadas, como salada de batata ou de repolho, ou ainda experimente algo um pouco diferente, como esta saladinha delícia de beterraba que, certamente, vai agregar mais sabor, leveza e cor ao seu verão.

A receita pede óleo vegetal, mas você pode usar qualquer azeite que tiver à mão. O importante mesmo é considerar o sabor do óleo que você vai selecionar para o preparo: se você gosta de azeite de oliva, teste a sua preferência e confira o resultado.

Ingredientes:

4 beterrabas
1 xícara de leite integral gelado
1/2 dente de alho triturado ou picadinho
1/2 colher (café) de sal
Raspas da casca e suco de 1/2 limão (se quiser mais ácido coloque mais)
450 ml de óleo

Modo de preparo da beterraba:

Coloque as beterrabas na panela de pressão com casca, cubra com água e leve ao fogo por 25 minutos após pegar pressão.
Adicione uma colher (sopa) de açúcar ou vinagre na água, pois ajuda a manter a cor.
Retire a casca e corte os vegetais em cubos médios. Tempere com sal, azeite e suco de limão e leve para a geladeira.

Modo de preparo da maionese caseira de limão:

Coloque o leite, o alho, o sal e suco de 1/2 limão em um recipiente (se for usar o mixer) ou no copo do liquidificador.
Conforme for batendo, derrame um fio de óleo através da tampinha menor do liquidificador ou direto no recipiente. É importante que o fio de óleo seja constante. A mistura vai começar a engrossar; então bata até a consistência desejada (colocando o óleo sem parar).
Guarde na geladeira em recipiente tampado.

Rende: 6 porções
Preparo: 40 minutos

Deixe uma resposta