Pudim também pode ser defumado

Com certeza, o seu próximo pudim não será mais o mesmo depois que você defumar um dos ingredientes da receita. Mas como você vai precisar de lenha, é importante saber que não é qualquer uma que deve ser usada (já que algumas podem ser tóxicas), por isso opte por lenhas frutíferas, como macieira, jabuticabeira, goiabeira e outras.

No preparo do Pudim de leite com chocolate defumado, utilizamos chips de laranjeira (pedaços bem pequenos de madeira facilmente encontrados no supermercado) para aromatizar o chocolate branco e agregar um gosto suave, levemente cítrico e frutado à iguaria.

A defumação é uma técnica que consiste na exposição de alguns tipos de alimentos à fumaça da queima de madeira para conservar ou modificar o seu sabor. E o processo é simples e rápido. Nesta receita, por exemplo, o chocolate não ficou mais que 10 minutos aromatizando.

E o resultado? A textura é a conhecida do clássico pudim, mas o sabor!? Você come e fica: hum, tem alguma coisa diferente aqui… e continua comendo, comendo.

Ingredientes:

2 ovos
250 ml de leite integral
60 g de açúcar cristal
60-80 g de chocolate branco defumado
manteiga sem sal (para untar)
nozes trituradas

Para defumar o chocolate:

60-80 g de chocolate branco
chips de laranjeira
anis-estrelado

Modo de preparo:

Aqueça o forno a 180°C.
Em uma panela, junte o leite, o açúcar e o chocolate branco defumado.
Aqueça ligeiramente até o açúcar derreter, não é necessário ferver.
Bata os ovos para misturar bem a clara e a gema.
Acrescente a mistura de leite aos ovos e mexa bem: deve ficar bem homogêneo. Peneire a mistura.
Transfira para as forminhas preparadas e cubra cada uma com papel-filme ou alumínio.
Cozinhe em banho-maria em uma assadeira já com água quente, deve cobrir a metade das forminhas. Forre o fundo da assadeira com um pano (dentro da água).
Deve cozinhar por 40 minutos. Assim que ficar firme ao toque, retire do banho-maria e deixe esfriar. Então, leve para a geladeira e reserve por 4 horas, no mínimo.
O pudim deve sair com facilidade e pode ser servido gelado ou levemente aquecido. Sirva o pudim cobrindo-o com o chocolate defumado e nozes trituradas.
Para defumar o chocolate, coloque os pedaços em uma cumbuca, leve ao micro-ondas por 30 segundos (repita o processo caso ele ainda não esteja totalmente derretido). Depois transfira-o a para uma caneca ou panela e acrescente uma peneira de alumínio do tamanho do recipiente.
Queime os chips de laranjeira e outras ervas (manjericão, anis-estrelado), se preferir, no fogo e acrescente à peneira.
Tampe com papel filme e mantenha fechado defumando por 5-10 minutos. Se preferir, volte a panela para a defumação por mais 5 minutos.

Tempo de preparo: 1h20min + 4 horas de geladeira
Rendimento: 6 porções (forminhas de 60 ml)

Deixe uma resposta