O melhor tipo de chocolate para cada receita

Quando você quer fazer uma receita, um bolo de chocolate, uma cobertura ou, até, um chocolate quente rápido numa noite fria, e você não sabe qual chocolate é mais apropriado para cada situação, fica complicado. Você perde tempo, precisa pesquisar, achar as receitas e ler os ingredientes de cada uma. E se você não for com isso definido para o supermercado, acaba perambulando de um lado para o outro no corredor, tendo que ler os rótulos para identificar qual o mais ideal para cada situação e gasta um tempo grande nessa função.

Mas se você decorar alguns pequenos truques sobre chocolates, seus problemas acabaram. Você será certeiro e preciso na hora de colocar o chocolate no carrinho de compras.

Dica 1: Para Ganache = Chocolate Ao leite
O chocolate ao leite, por ser um chocolate puro, isto é, considerado nobre (contendo, no mínimo, 25% de cacau), é o mais saboroso. Por isso, fica excelente nas ganaches. Também pode-se utilizar o chocolate meio amargo, caso você queira deixar a receita menos doce.

Dica 2: Para Bolos/Pão de Ló = Chocolate em pó
Presente na maioria das receitas de bolo de chocolate, o chocolate em pó já vem misturado com açúcar e, por isso, ajuda a diminuir a quantidade desse ingrediente na massa.

Dica 3: Para Brownies = Chocolate Meio Amargo
O ideal. Ajuda a conferir o amargor e a consistência necessários à receita.

Dica 4: Para Chocolates Quentes = Cacau em pó
Junto com o chocolate meio amargo em barras, é bom para fazer brownies. Mas uma das suas grandes aplicações é nos chocolates quentes.

Dica 5: Para Coberturas = Chocolate Fracionado
De sabor e qualidade inferior ao chocolate puro, pois leva gordura vegetal; tem, no entanto, textura mais macia. É indicado, por isso, para fazer casquinhas de chocolate, tipo as que envolvem o pão de mel, ou outras coberturas.

Dica 6: Para Decoração = Chocolate Hidrogenado
Por ser o de menor qualidade dentre todos os chocolates, é indicado para moldar ou fazer detalhes pequenos em decorações, como aquelas caldas de chocolate que endurecem em cima do sorvete.

Deixe uma resposta