O melhor molho para carnes assadas

Conhecido como gravy em muitas partes do mundo, o molho de carne que se origina naturalmente a partir do suco liberado pelo cozimento da própria carne, e engrossado com farinha de trigo ou amido de milho, é o melhor molho que você pode apresentar junto a um assado nas reuniões de família deste fim de ano. Superfácil de preparar e apreciado por praticamente todos, ele soluciona o questionamento sobre os molhos que acompanharão o prato: vermelho ou branco? À base de vinho ou shoyu? São sempre tantas perguntas que levamos em conta a fim de tentar agradar todos os convidados. Em muitas casas, inclusive, acaba saindo mais de um tipo de molho para não haver confusão.

Portanto, diga adeus ao trabalho dobrado com o molho gravy, também chamado de molho de carne reduzido! Essa maravilhosa e deliciosa salvação fica pronta em 5 minutos e serve para carnes vermelhas e aves (como frango, galinha e peru). Há quem diga que até com batatas fritas fica boa. Experimente e depois nos conte!

Primeiramente, cozinhe a carne no forno. Lembre-se de escolher cortes com mais gordura para o pedaço não ficar seco. Recolha o suco e os sumos da carne assada que restaram na assadeira e coloque em uma panela. Raspe bem com uma espátula para soltar quaisquer pedaços de carne e adicioná-los ao preparo do molho.

Em outra panela, derreta 4 colheres de sopa de manteiga. Dissolva ¼ de xícara de farinha de trigo em um pouco de água e acrescente à panela, juntamente com 1 colher de chá de cebola em pó, ¼ de colher de chá de tomilho seco, ½ colher de chá de sálvia seca e 1 colher de chá de alecrim seco. Cozinhe por aproximadamente 1 minuto.

Adicione essa mistura ao molho de carne e bata lentamente com um garfo até homogeneizar. Deixe ferver em fogo baixo até que o molho reduza bem e engrosse. Mexa sempre. Ajuste o tempero com sal e pimenta-do-reino a gosto. Tire do fogo e sirva quente.

Essas quantidades de insumos são para fazer 2 xícaras de suco de carne.

Bom preparo e boas festas!

Deixe uma resposta