Cocada com rapadura para comer de colher

Quem aproveita uma boa leitura de clássicos brasileiros para se inspirar na cozinha provavelmente já deva conhecer certas receitas da nossa culinária. Uma delas é a Cocada cremosa com rapadura, de preparo rápido, inspirada no clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e feita especialmente para comer enrolado nas cobertas.

Como na época em que a história se desenrola o leite condensado ainda não era produzido no Brasil e, portanto, era um produto fino importado da Europa, fazia todo sentido uma receita com apenas três ingredientes simples e encontrados facilmente na despensa: rapadura, leite e coco. Mas e agora, o que mudou de lá pra cá? Com a correria do dia a dia, cada vez mais ansiamos por preparos que sejam simples de fazer e, ao mesmo tempo, que saciem o desejo de um doce delicioso, especialmente nos dias frios, não é verdade? O tempo maior de preparo é enquanto você derrete a rapadura até que fique um caldo grosso e escuro.

Mas será que Machado de Assis chegou a comer uma cocada com rapadura enquanto escrevia “Dom Casmurro”? Não temos como responder a essa pergunta, mas o certo é que uma receita de cocada para comer de colher sempre cai bem enquanto se lê um grande clássico.

Ingredientes:

500 g de rapadura picada
1 litro de leite
500 g de coco fresco ralado

Modo de preparo:

Em uma panela, ferva o leite e acrescente a rapadura.
Derreta a rapadura até ficar um caldo bem grosso e escuro.
Cerca de 50 minutos mexendo sempre no fogo baixo. Quando a mistura reduzir bastante e ficar parecendo um caramelo, acrescente o coco.
Mexa um pouco e sirva.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 6 porções

Deixe uma resposta