Quem aproveita uma boa leitura de clássicos brasileiros para se inspirar na cozinha provavelmente já deva conhecer certas receitas da nossa culinária. Uma delas é a Cocada cremosa com rapadura, de preparo rápido, inspirada no clássico “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e feita especialmente para comer enrolado nas cobertas.
Como na época em que a história se desenrola o leite condensado ainda não era produzido no Brasil e, portanto, era um produto fino importado da Europa, fazia todo sentido uma receita com apenas três ingredientes simples e encontrados facilmente na despensa: rapadura, leite e coco. Mas e agora, o que mudou de lá pra cá? Com a correria do dia a dia, cada vez mais ansiamos por preparos que sejam simples de fazer e, ao mesmo tempo, que saciem o desejo de um doce delicioso, especialmente nos dias frios, não é verdade? O tempo maior de preparo é enquanto você derrete a rapadura até que fique um caldo grosso e escuro.
Mas será que Machado de Assis chegou a comer uma cocada com rapadura enquanto escrevia “Dom Casmurro”? Não temos como responder a essa pergunta, mas o certo é que uma receita de cocada para comer de colher sempre cai bem enquanto se lê um grande clássico.
Ingredientes:
500 g de rapadura picada
1 litro de leite
500 g de coco fresco ralado
Modo de preparo:
Em uma panela, ferva o leite e acrescente a rapadura.
Derreta a rapadura até ficar um caldo bem grosso e escuro.
Cerca de 50 minutos mexendo sempre no fogo baixo. Quando a mistura reduzir bastante e ficar parecendo um caramelo, acrescente o coco.
Mexa um pouco e sirva.
Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 6 porções