Bolinho de churrasco de dar água na boca

Se antes você não sabia como aproveitar a carne do churrasco, agora é provável que você prepare uma peça a mais só para, no dia seguinte, tirar do papel esta receita. Sequinho, crocante e gostoso, o bolinho de churrasco é uma ótima opção para petiscar e ainda vem acompanhado de molho agridoce que deixa o sabor ainda mais surpreendente.

Bolinhos são alimentos feitos com massa à base de farinha e geralmente recheados. Sua fama começou com a receita trazida pelos imigrantes portugueses que aproveitavam o bacalhau. De lá pra cá, se tornaram presença certa em botecos e até mesmo em opções de entrada em restaurantes renomados.

Os bolinhos de churrasco, além de aproveitarem a carne, concentram todo o sabor do alimento feito na brasa. Podem ser congelados, facilitando o seu dia a dia, e ainda são perfeitos quando acompanhados de um bom drink.

Ingredientes:

300 gramas de vazio de churrasco
1 unidade de cebola picada
1 dente de alho
5 azeitonas picadas
2 colheres de chá de mostarda
6 colheres de sopa de farinha de trigo
1 unidade de tomate sem sementes
1/2 xícara de chá de leite
salsa, cebolinha, azeite, sal e pimenta
2 ovos batidos
farinha panko
farinha de trigo extra para empanar

Ingredientes molho agridoce:

6 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de ketchup
2 colheres de sopa de vinho branco
1 copo de caldo de carne
1 colher de sopa de maisena
1 cebola

Modo de preparo:

Desfie a carne e reserve. Misture o leite com as colheres de farinha e dissolva até obter uma mistura de mingau grosso. Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um fio de azeite, em seguida adicione a carne e o tomate e continue refogando. Adicione mostarda e a mistura de leite com farinha e mexa até que comece a desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo, adicione a salsa, a cebolinha e as azeitonas, tempere com sal e pimenta e deixe esfriar. Após moldar cada bolinho, empane passando primeiro nos ovos batidos, depois na farinha de trigo e, por último, na panko. Você pode congelar, levando ao freezer os bolinhos separadamente.
Você pode congelar nesta etapa, colocando as bolinhas em uma assadeira (que caiba no seu freezer) forrada com plástico filme sem sobrepor cada bolinha. Depois, leve ao freezer por pelo menos 3 horas até que as bolinhas estejam congeladas, depois disso é só transferir para um saco próprio para congelamento e, quando quiser fritar, é só retirar a quantidade necessária ou fritar em óleo quente até que estejam dourados.
Para o molho agridoce, pique a cebola em pedaços finos e reserve. Em uma panela, adicione o açúcar e o vinho branco e leve ao fogo até o açúcar caramelizar. Adicione a cebola e mexa todos os ingredientes para evitar que grudem. Deixe a mistura cozinhar até que o líquido do molho reduza por completo. Dissolva a maisena no caldo de carne, adicione o molho de soja e o ketchup e tempere a gosto. Adicione a mistura ao molho reduzido, mexendo todos os ingredientes. Deixe cozinhar até ferver.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 12 unidades

Deixe uma resposta