Barra energética com grãos ancestrais e superalimentos

Não vai ser por falta de opção que você vai pular o lanche da manhã: temos uma receita poderosa para nutrir o corpo com grãos ancestrais e superalimentos. Vamos elencar os benefícios de consumir cada ingrediente da receita, mas a gente já adianta que o sabor da barrinha é tão incrível que já é motivo suficiente para você passar alguns minutinhos na cozinha.

Quinoa – protagonista da receita, a quinoa é um supergrão que possui todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita para funcionar corretamente: rica em proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas, antioxidantes, fonte de cálcio e de ácidos graxos ômega 3 e 6. É chamada de grão ancestral, juntamente com a chia, o amaranto, o sorgo e o painço, porque é plantada e colhida da mesma forma há milhares de anos. Veja aqui como potencializar a sua alimentação com grãos ancestrais em poucos preparos.

Tâmara – rica em açúcares naturais, vitaminas e sais minerais, a fruta é fonte imediata de energia. Além de altamente nutritiva, a tâmara dá textura e adoça a receita.

Goji berry – fonte de vitamina C, a pequena fruta é poderosíssima, tem ação antioxidante e anti-inflamatória.

Cacau – antioxidante, fonte de vitaminas e minerais. Muito além do sabor maravilhoso, o cacau de fato promove uma sensação de bem-estar, pois contém triptofano, responsável pela produção de serotonina.

Linhaça – a semente é rica em ácidos graxos, fibras, proteínas, minerais e vitaminas.

Óleo de coco – melhora a imunidade, acelera o metabolismo e promove a saciedade.

Pistache, avelãs e nozes – supersaudáveis, as oleaginosas são ricas em proteínas, gorduras insaturadas, vitaminas e minerais que aliviam o estresse.

Vale lembrar que pode misturar mais grãos à receita, incluir outras coberturas e tudo que sua imaginação mandar. O importante é formar uma consistência homogênea para conseguir cortar em formato de barrinha.

Ingredientes:
½ xícara de quinoa em flocos
1 xícara de goji berry
5 tâmaras
½ xícara de avelãs
½ xícara de pistache
2 colheres de sopa de semente de linhaça
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 xícara cacau 70% derretido
Coberturas opcionais: pistache, uva-passa branca, goji berry e nozes picadas.

Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Distribua em uma forma de silicone untada com óleo de coco. Cubra com coberturas variadas e leve ao congelador por 1 hora. Corte no formato de barrinhas e mantenha na geladeira até a hora de consumir.

Deixe uma resposta