Aprenda a preparar dahl, prato tradicional da culinária indiana

Um dos mais tradicionais pratos da culinária indiana, o dahl é uma das bases da alimentação do país. O cozido de lentilhas também pode ser feito com outras leguminosas, como grão-de-bico, ervilha partida e feijão branco, e está para os indianos como o feijão está para os brasileiros. A variedade de lentilha mais utilizada é a vermelha, mas você pode usar a marrom, mais fácil de encontrar no Brasil.

Feito com ingredientes simples, o refogado tem sabor acentuado de especiarias, como açafrão, gengibre e cominho. Também é bastante utilizado o garam masala, mistura de temperos clássica da Índia que leva ingredientes como pimenta preta e branca, cravo, louro, cominho, canela, cardamomo, noz-moscada, anis e sementes de coentro. A combinação de temperos garante um prato que é uma explosão de sabores.

Você pode utilizar as especiarias da sua preferência para personalizá-lo de acordo com seu gosto – lembrando que a culinária indiana se caracteriza pelo uso de temperos marcantes.

A receita de dahl que vamos ensinar mistura à lentilha o espinafre, rico em ferro, o ghee (manteiga clarificada), que é uma gordura mais saudável, e o leite de coco, rico em gorduras boas e nutrientes como potássio, cálcio e magnésio.

Uma ótima dica é incorporar outros tipos de vegetais e legumes que você tem na geladeira à receita, como tomate, brócolis , couve, entre outros.

O dahl é uma refeição rica em proteínas e ingredientes termogênicos. Um prato verdadeiramente reconfortante, para alimentar corpo e mente. Você pode servir com arroz, pão indiano ou sírio e outros acompanhamentos, como vegetais refogados. Deixe seu paladar viajar para a Índia e sinta o gosto das especiarias típicas desse país a cada garfada!

Dahl de espinafre com leite de coco

Ingredientes:

100g de lentilha cozida
120 ml leite de coco sem açúcar
20g de gergelim
2 colheres de chá de óleo de coco
1 cebola
75g de espinafre
350 ml de caldo de vegetais
2 dentes de alho
1 colher de sopa suco de limão
1 colher de chá de gengibre ralado
½ colher de chá de cominho
1 folha de louro
1 colher de chá de açafrão
1 fatia de limão

Modo de Preparo:

Lave o espinafre e corte-o em tiras.
Descasque a cebola, o alho e o gengibre e pique bem.
Aqueça o óleo de coco em uma panela pequena.
Adicione o gengibre, a cebola, o alho, as sementes de gergelim e o cominho.
Cozinhe em fogo alto por cerca de 2 minutos, até que esteja macio, mexendo esporadicamente.
Adicione as lentilhas cozidas, o leite de coco e o caldo de legumes à panela.
Deixe cozinhando em fogo médio por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente.
Adicione o espinafre e cozinhe em fogo brando por mais 10 minutos.
Acrescente suco de limão, finalize com uma fatia de limão e sirva.

Deixe uma resposta