6 receitas para um brunch caseiro

Se você também é do time que gosta de dormir um pouco mais no final de semana, provavelmente já deve ser adepto ao brunch, mesmo sem seguir à risca o seu conceito. De origem britânica, a refeição combina o café da manhã tardio com o almoço: breakfast (café da manhã) + lunch (almoço) = brunch.

Alinhado o termo, vamos ao que interessa. Como a refeição vale como o almoço, o cardápio oferece – além dos itens clássicos do café – ingredientes mais encorpados e coloridos que deixam a mesa preparada para ser degustada com toda calma que a refeição demanda. Quanto as bebidas, o tradicional combo de café e sucos ganha a companhia de água saborizada e drinks à base de espumante.

Croque Madame

Para fazer o molho bechamel, derreta 1 colher de sopa de manteiga em fogo baixo, adicione 1 colher de sopa de farinha de trigo e mexa até dourar, cuidando para não formar grumos. Adicione 300ml de leite, mexa para engrossar, coloque 1/2 xícara de queijo parmesão ralado e tempere com sal e pimenta a gosto. Passe uma colherada de mostarda dijon em cada fatia de pão (usamos o Pão de Leite do #ReceitasZaffari), coloque uma fatia de presunto, 100g de queijo mussarela, feche o sanduíche e cubra com molho bechamel. Leve ao forno a 200ºC para gratinar por aproximadamente 10 minutos. Sirva um ovo frito sobre o sanduíche, tempere com sal e pimenta e decore com ciboulette picadinha.

Croissant com Salmão Defumado

Corte 2 croissants ao meio e grelhe para que fiquem mais crocantes. Em uma vasilha, misture 100g de cream cheese, suco de 1/2 limão siciliano e um pouco de ciboulette. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Passe o creme nos croissants, coloque fatias de salmão defumado, cebola roxa em tirinhas e finalize com mais ciboulette.

Panqueca americana

Em uma tigela grande, peneire os ingredientes secos: 135g de farinha, 1 colher de chá de fermento em pó, ½ colher de chá de sal e 2 colheres de sopa de açúcar. Em outra tigela, bata suavemente 130 ml de leite com 1 ovo e depois 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Adicione a mistura de leite com os secos e bata com o auxílio de um garfo até formar uma massa homogênea. Reserve por alguns minutos. Aqueça a frigideira antiaderente em fogo médio e adicione um pouco de manteiga. Assim que derreter, coloque uma porção da massa de panqueca. Quando a parte de cima começar a borbulhar, vire com o auxílio de uma espátula e espere dourar. Repita a operação com toda a massa. Sirva acompanhada de frutas frescas e geleias.

Geleia de bergamota

No liquidificador, bata 2 copos de água e os gomos de 12 bergamotas. Peneire e passe para uma panela. Com o fogo ligado, adicione açúcar demerara (o mesmo peso das bergamotas sem casca) e as cascas das bergamotas em tirinhas. Abaixe o fogo assim que levantar fervura. Em uma panela com água fervente, coloque o recipiente de vidro por 10 minutos para esterilizar. Com o auxílio de uma pinça culinária ou outro instrumento, retire o recipiente. Coloque a geleia e tampe. Para criar o vácuo, mergulhe o pote de vidro com a tampa para baixo no recipiente com água fervente por 10 minutos. Deixe resfriar e decore.

Água aromatizada

Coloque em uma jarra: 1 litro de água gelada, 1 limão siciliano fatiado, 1 limão taiti fatiado, 1/2 xícara de morango, 1/2 xícara de amora, 1/2 xícara de framboesa, 1/2 xícara de mirtilo e 3 ramos de hortelã. Complete com gelo e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.

Trio – Mimosa, Kir Royale e Bellini

Em três taças diferentes, adicione 60ml de licor de cassis, 90ml de suco de laranja e 90ml de suco de pêssego. Complete as taças com espumante de sua preferência.

*Beba com moderação

Deixe uma resposta