Novidades

- 29.06.2021

Coroa de carré de cordeiro

Um prato digno de banquete

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Uma mesa bem posta, bebidas que harmonizam, música ao fundo. Que tal elevar o seu jantar a outro patamar com um belo assado de carré de cordeiro? Esta carne é nobre e sofisticada, perfeita para ocasiões especiais que, além de boa comida, exigem excelente apresentação.

A carne de cordeiro se destaca por sua maciez e alto valor nutritivo. Ao preparar a coroa, utilize pouco tempero para manter o sabor característico da carne e aguarde uns minutos antes de servir em uma bela travessa.

Para harmonizar com este banquete, digno da realeza, escolha um bom vinho e aproveite para curtir bem o seu momento.

Ingredientes:

1 peça de carré de cordeiro com cerca de 950 g
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para as cebolas:

1 kg de cebola pérola (ou minicebola)
¼ de xícara de chá de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para o molho:

1 cabeça de alho
2 ¼ de xícaras de chá de água
¼ de xícara de chá de vinho branco

Para o cuscuz marroquino:

2 xícaras de chá de cuscuz marroquino
2 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de ervilha congelada
⅓ de xícara de chá de uvas-passas brancas (cerca de 50 g)
½ xícara de chá de castanhas-de-caju
6 galhos de hortelã
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média). Sobre a tábua, posicione o carré com a gordura para baixo e faça um corte superficial a cada dois ossos – dessa forma fica mais fácil de curvar a peça como uma sanfona. Repita o mesmo na outra. Tempere generosamente as duas peças com sal e pimenta.
Passe um barbante pela carne para formar um círculo. Depois de unir as laterais é hora de cruzar os ossinhos para começar a formar a coroa: cruze os ossos de cada ponta dos carrés e amarre um fio de barbante para prender. Com a coroa montada, passe um barbante sobre a carne ao redor de toda a peça. Coloque a coroa em uma assadeira grande e rasa. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 45 minutos.
Espete a parte interna da coroa com uma faca: a carne ainda deve estar úmida, com o líquido rosado. Aumente o fogo para a temperatura máxima e deixe a coroa dourar por apenas 10 minutos. Se seu forno tiver a opção grill, apenas tome cuidado para não ressecar – verifique de 5 em 5 minutos. Retire a coroa do forno e cubra com papel alumínio. Deixe descansar por 10 minutos antes de cortar – nesse período, os sucos vão se redistribuir, deixando a carne mais suculenta.
Para as cebolas, leve ao fogo alto uma panela grande com água para ferver. Enquanto isso, corte e descarte a ponta de cada cebola (lado oposto à raiz). Prepare uma tigela grande com água e cubos de gelo. Assim que a água ferver, mergulhe as cebolas e deixe cozinhar por apenas 3 minutos. Com uma escumadeira, transfira as cebolas para a tigela com água gelada e deixe por 2 minutos – o choque térmico cessa o cozimento e solta a casca das cebolas.
Para descascar e manter as cebolas inteiras, segure e aperte delicadamente cada cebola, próximo à raiz – a casca deve sair facilmente. Transfira as cebolas descascadas para uma assadeira grande. Regue as cebolas com o azeite e tempere com sal e pimenta. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno para assar por 30 minutos, junto com o carré. Depois desse tempo, retire o papel-alumínio, vire as cebolas com uma espátula e deixe assar por mais 10 minutos, ou até dourar. Retire a assadeira do forno e reserve.
Debulhe a cabeça de alho e transfira os dentes (com a casca) para uma panela pequena. Cubra com 2 xícaras de água e leve para cozinhar em fogo médio, por cerca de 20 minutos, até ficar macio. Escorra a água e deixe os dentes de alho amornarem o suficiente para conseguir manipular. Descasque e, sobre uma tigela, passe os dentes por uma peneira para formar um purê. Assim que o carré estiver assado, transfira a coroa para uma travessa e deglace a assadeira: descarte o excesso de gordura e coloque a assadeira sobre a chama média do fogão; regue com ¼ xícara de chá de água e mexa para dissolver os queimadinhos; quando ferver, misture o vinho e o purê de alho, deixe encorpar por cerca de 1 minuto, mexendo sempre para não queimar.
Para preparar o cuscuz, coloque a água em uma chaleira e leve ao fogo alto. Assim que ferver, adicione 4 galhos de hortelã, desligue o fogo e tampe. Deixe em infusão por 5 minutos. Enquanto isso, separe os outros ingredientes. Em uma tigela grande, coloque o cuscuz marroquino, as uvas-passas, o azeite e o sal. Pique grosseiramente as castanhas-de-caju e reserve. Empilhe as folhas de hortelã restantes umas sobre as outras, enrole formando um charutinho e fatie em tiras. Reserve. Leve a chaleira ao fogo alto novamente. Assim que o chá de hortelã ferver, desligue e regue sobre o cuscuz marroquino, passando por uma peneira. Misture e tampe a tigela com um prato. Deixe hidratar por 5 minutos. Enquanto isso, leve uma frigideira ao fogo médio. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione as ervilhas congeladas e tempere com sal. Refogue por cerca de 3 minutos até descongelar e ficar macia.
Solte o cuscuz hidratado com um garfo, junte a hortelã fatiada, a ervilha refogada, a castanha-de-caju picada e misture bem. Em uma travessa, coloque a coroa de carré assada, preencha a cavidade da coroa e as laterais da travessa com o cuscuz. Junte as cebolas assadas e sirva a seguir com o molho de alho.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 
© 2021 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso
Grupo Zaffari