Risoto de funghi
- 2
- 25 minutos
Introdução da receita:
-
Junho chegou e com ele as receitas quentinhas e apaixonantes feitas para compartilhar. No mês mais romântico do ano, várias são as opções para curtir muito bem acompanhado e o risoto de funghi é a prova disso.
De origem italiana, a palavra risotto significa, literalmente, pequeno arroz. As receitas costumam utilizar os chamados arbóreo e carnaroli pois apresentam maior concentração de carboidrato o que contribui para a cremosidade característica do prato. Essa versão ainda ganha o sabor do funghi, um cogumelo desidratado com alta concentração de sabor.
Marque na agenda, separe todos os ingredientes e convide alguém muito especial para fazer e saborear com você.
Ingredientes:
Mode de preparo:
- Numa tigela coloque o funghi, cubra com a água fervente e deixe hidratar por alguns minutos enquanto separa os outros ingredientes.
- Descasque e pique a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha.
- Sobre a jarra medidora, escorra o funghi hidratado numa peneira. Pressione delicadamente com a colher para extrair todo o líquido. Acrescente o caldo de legumes ao líquido do funghi até completar 1,2 litro – ele vai ser usado para o cozimento do risoto. Transfira os cogumelos para a tábua e corte em pedaços médios.
- Coloque 20g de manteiga numa panela e leve ao fogo médio. Quando derreter, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4min até murchar. Acrescente o funghi e o alho e mexa por 1min. Junte o arroz e refogue por 2min para envolver os grãos com a manteiga. Tempere com sal e pimenta a gosto – lembre-se que o caldo caseiro não leva sal.
- Regue com o vinho e mexa bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido mas ainda durinho no centro (al dente).
- Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga restante, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir com a salsinha picada.