Uma tábua de frios ao estilo Bocelli Farmhouse

Com a vinda do cantor Andrea Bocelli ao Brasil, em especial, a Porto Alegre pela primeira vez, muito se fala sobre a vida do artista, suas origens, seus hobbies e, principalmente, sua música. No entanto, o que poucos sabem é que Andrea Bocelli, além de um exímio tenor, é um excelente produtor de vinhos, possuindo a marca própria “Bocelli”, e tem uma paixão incontestável por cavalos. Na sua fazenda, localizada em Lajatico, região da Toscana italiana onde o artista nasceu, a Bocelli Farmhouse faz sucesso entre turistas e convidados, os quais passeiam pelas plantações de uva, desfrutam de degustações de vinho, experiências gastronômicas e cavalgadas em um clima totalmente descontraído e encantador.

Lá são servidas deliciosas tábuas de frios, com queijos, fiambres, embutidos, antepastos, geleias, figos, nuts e outras incríveis combinações possíveis de admirar nos canais digitais, Facebook e Instagram, do local. Para quem é fã dessas iguarias e aprecia produtos de qualidade, as fotos e referências são de dar água na boca. Então, por que não aproveitar o clima italiano que está em alta no Brasil, entrar no embalo do show do dia 23 de setembro e preparar uma bela tábua de frios ao estilo Bocelli Farmhouse para reunir os amigos? Nas lojas Zaffari e Bourbon você encontra produtos importados da Itália ou outros produzidos aqui, que são tão bons quanto, para montar essa sugestão de prato.

Ingredientes essenciais:

Fiambres e Embutidos: dentre os mais clássicos do país estão o prosciutto, o salame, a copa e a mortadela. Para montar a tábua, misture esses tipos. O prosciutto é um tipo de presunto italiano elaborado a partir da carne das patas do porco, o qual você encontra para vender tanto cru (crudo) quanto cozido (crotto); mas o mais frequente é consumi-lo cru. É seco e curado e se distingue pelo aroma, sabor delicado e cor uniforme.

Um exemplar típico da região da Toscana, que não pode faltar na sua tábua alla Bocelli Farmhouse, é o Salame Finocchiona. Com maturação entre 6 meses e 1 ano, é preparado com sementes de funcho selvagem e pimenta preta moída. Caso não encontre no dia em que for às nossas lojas, pode substituí-lo por um Salame Milano ou por um Spianatta (originário de Roma).

A mortadela Bolonha, como o próprio nome já diz, foi produzida pela primeira vez na cidade de mesmo nome, e é um dos embutidos italianos mais famosos no mundo todo. E a copa, uma iguaria bastante difundida entre os imigrantes italianos no Brasil, é originária também da região de Emilia Romagna, cuja capital é Bolonha e as terras fazem divisa ao Sul com a Toscana. A copa é produzida a partir do ombro ou pescoço do porco, salgado, condimentado e secado no ar. É um clássico dentre os aperitivos e antepastos, muito apreciado com azeite de oliva.

Queijos: da terra-natal de Andrea Bocelli vem o Pecorino Toscano e a Ricotta, e da região ao Norte, Emilia Romagna, o Grana Padano e o Parmigiano Reggiano. Por isso, para montar sua tábua de frios inspirada na alimentação de lá, você pode optar por umas cunhas de queijos mais suaves e macios e misturar com outras mais intensas, duras e de sabores fortes.

Geleias: frutas do bosque (também chamadas de frutas vermelhas), figo, cereja, damasco e marmelo são algumas das geleias mais tradicionais na Itália. E o melhor, todas elas combinam superbem com as iguarias sugeridas para esta tábua de frios.

Antepasto: antipasti em italiano significa “antes das refeições”, ou seja, qualquer conjunto de iguarias que você sirva antes das refeições principais, a exemplo desta tábua de frios que estamos montando. Entretanto, no Brasil, o termo incorporou outro entendimento, o das conservas e pastas, na sua maioria, à base de berinjela para servir com torradinhas de aperitivo.

Torradinhas: se vai ter antepasto, não podemos esquecer das torradinhas. Você pode comprá-las prontas; porém, para deixar sua apresentação com mais cara italiana, o ideal seria fazer torradinhas caseiras com pão italiano.

Figos: in natura, cristalizados ou em calda, fazem um contraponto estético com as cores dos ingredientes dispostos na tábua e também contribuem para mesclar os sabores doces e salgados.

Nuts: para ficar bem semelhante à da Bocelli Farmhouse, escolha noz pecan.

Folhas verdes: sempre quando a gente coloca uma folha verde no meio do sanduíche, em especial as folhas de rúcula, conferimos um sabor extra à produção. Aqui a mesma coisa. Opte pelas baby rúculas a fim de deixar a composição da tábua esteticamente harmônica.

Conservas: azeitonas verdes ou pretas, cebolinha no vinagre e corações de alcachofra são opções certeiras para conferir um sabor mais condimentado à tábua e complementar o sabor dos ingredientes. Por serem itens mais suculentos, misturam-se bem com os frios, embutidos e queijos mais secos.

Curta a confraternização ao som de Andrea Bocelli e outros clássicos eruditas!

Deixe uma resposta