Um sagu diferente: versão gourmet leva pérolas de tapioca ao espumante rosé

Mais conhecido pela clássica versão com vinho, tradicional no sul do Brasil, o sagu é feito com a fécula extraída da mandioca. A sobremesa, comum nas regiões de colonização italiana, é servida geralmente com creme amarelo, creme de baunilha, creme de leite ou leite condensado como acompanhamento. Como não amar essa delícia?

De sabor neutro, o sagu se destaca pela versatilidade. Por ser composto somente por carboidratos, é uma boa fonte de energia que também pode ser utilizada em dietas sem glúten.

Que tal diversificar as receitas feitas com as bolinhas brancas? O sagu absorve os sabores dos outros ingredientes, além de dar estrutura e textura às preparações. Dá pra fazer até pratos salgados com ele!

Para a sobremesa que vamos preparar, utilizaremos o sagu hidratado no espumante rosé. Sirva gelado com frutas e sorbets ou sorvetes de fruta. Simplesmente perfeito para os dias quentes!

Sirva em taças e impressione seus convidados com uma sobremesa simples de preparar, porém requintada na apresentação. Ótimo para degustar à beira da piscina!

Ingredientes:
60 ml de espumante rosé
1/2 manga
1 bola de sorvete de uva
1 xícara de sagu

Modo de Preparo:
Leve uma panela ao fogo com água.
Assim que ferver, adicione o sagu, mantendo o cozimento em fogo alto.
Troque a água quente por água fria até que fique macio e completamente transparente.
Após este tempo, dê um choque térmico, escorrendo o sagu em uma peneira fina sob água corrente, lavando bem as bolinhas para tirar o excesso de amido.
Deixe esfriar em água fria.
Após esfriar, com uma concha, pegue o sagu, peneire e escorra bem.
Em uma taça grande, encha até a metade com o sagu.
Adicione a manga em cubos.
Coloque o espumante até nivelar.
Finalize com a bola de sorvete.

Dica: deixe o sorvete bem gelado para que derreta mais lentamente.

Deixe uma resposta