Truques para conservar os arranjos de flores por mais tempo

Uma passada pela floricultura encanta os olhos com perfumes e colorações que vão deixar a sua casa ainda mais charmosa e no clima da nova estação. Não hesite em escolher aquele belo arranjo com receio que ele não dure. Aprenda 10 truques infalíveis para deixar a casa sempre florida!

Cuidados para manter as flores frescas por mais tempo:

1) Retire a embalagem e outros enfeites para facilitar a respiração das plantas.

2) Lave o vaso escolhido com água e detergente. Prefira vasos transparentes que ajudam a identificar quando a água está turva e precisa ser trocada.

3) Use uma tesoura de poda ou faca sem serra para cortar a base das flores. As tesouras comuns e facas serrilhadas machucam a planta durante o corte, expondo a flor às bactérias.

4) Corte a haste na diagonal para aumentar a área de absorção de água. Flores bem hidratadas ficam mais bonitas.

5) Verifique se a água é suficiente para cobrir todas as hastes e remova com cuidado as folhas que estiverem submersas para evitar a contaminação por bactérias.

6) Troque a água do vaso diariamente e remova folhas, flores ou pétalas que estiverem morrendo para não contagiar as demais.

7) Coloque uma moeda de cobre no fundo do vaso para manter a água limpa e fresca por mais tempo. O cobre funciona como um acidificante que ajuda a evitar fungos ou bactérias.

8) Deixe as flores em um local fresco e arejado, sem exposição direta ao sol e vento e distante do ar condicionado.

9) Evite colocar o vaso ao lado de frutas. Algumas delas, como maçã, abacate e banana, liberam gás etileno, responsável por acelerar o envelhecimento das flores.

10) Prepare um conservante caseiro para fornecer mais energia à planta: em 1 litro de água, misture 1 colher de chá de água sanitária (ou vinagre branco) e meia colher de chá de açúcar.

Quer uma trilha para ouvir enquanto cuida do seu arranjo? Aperte o play no Spotify do Zaffari.

Deixe uma resposta