Técnicas para reaproveitar o pão amanhecido em dias corridos

Em março, recomeçamos definitivamente o novo ano, um novo ciclo de meses intensos de trabalho, atividades extraclasse, novos sonhos, novos projetos e alguns dias, poucos, de descanso. Voltam as aulas escolares e acadêmicas, voltam as reuniões, os afazeres pessoais e profissionais. Corremos de um lado para o outro a fim de realizar tudo aquilo que desejamos na virada do ano. E nessa correria toda haverá dias em que deixaremos a alimentação de lado, esqueceremos de passar no mercado, encontraremos a geladeira quase vazia ao chegar em casa. Não acontece isso na sua casa às vezes? Pois bem, saiba que na casa de praticamente todo mundo que tem uma rotina corrida como a sua isso tende a acontecer pelo menos uma vez na vida. Ainda bem que sempre existe o pão, o queijo e o presunto na geladeira dos brasileiros. O kit para qualquer emergência.

Nessas horas, conte com esses truques que trazemos aqui para recuperar o pão adormecido.

1) Molhe a mão na água fria e respingue gotas na casca do pão (francês ou aqueles de fermentação natural, não funciona com pão de forma fatiado). Leve ao forno elétrico, em fogo médio, por 10 minutos e ele estará crocante de novo. Consuma na hora. Atenção: não use essa técnica no micro-ondas, porque senão o pão endurecerá.

2) Embrulhe o pão francês em um paninho e leve ao micro-ondas por cerca de 1 minuto.

3) Se o pão só estiver murcho, e não duro, você pode coloca-lo dentro de uma panela, tampar e levar ao fogo baixo por alguns minutos. Vá cuidando e virando, ele não pode queimar.

4) Espete o pão francês em um garfo e leve à boca do fogão em fogo baixo. Vá girando o garfo e esquentando o pão. Mantenha o pão a uma distância longe das chamas para pegar o calor sem queimar.

5) Invente novas receitas para reaproveitar os pães sobrados. Algumas ideias:

PAPPA AL POMODORO

Um pouco de pão adormecido, molho de tomate e azeite de oliva. É uma receita típica da região da Toscana, adorada pelo ícone da música erudita, Andrea Bocelli, e supersimples de preparar: em 30 minutos está pronta.
Confira a receita completa aqui

TORTINHA DE PÃO GRATINADA

Em um refratário de vidro, faça camadas de pão, passe creme de leite, coloque queijo e presunto. Se quiser, acrescente tomate para ficar mais úmido. Faça várias camadas e, na última, cubra com bastante queijo. Leve ao forno elétrico para gratinar.

PIZZETA DE PÃO


Tomate, queijo, cebola, azeitonas. Junte tudo que você tiver na geladeira ou na despensa, pegue o pão amanhecido e monte uma pizza, ou melhor, uma pizzeta. Demora só 30 minutos.
Veja nossa sugestão de receita

Deixe uma resposta