Sopa de missô: uma refeição vegana e reconfortante

Alimento tradicional da culinária japonesa, o missô é uma pasta de soja fermentada que é usada principalmente em receitas de sopa. Rico em nutrientes, é uma boa fonte de vitaminas e minerais, sendo bastante conhecido por conter probióticos que auxiliam na saúde intestinal. Também é um alimento rico em antioxidantes, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e a evitar infecções. Motivos para incluir o ingrediente no cardápio não faltam, não é mesmo?

Os dias de temperaturas mais amenas combinam com sopas reconfortantes e nutritivas. Adicionar alimentos fermentados, como o missô, e alimentos ricos em fibras à dieta é fundamental para o bom funcionamento do intestino. Vegetais, tofu, cogumelos e macarrão udon, um tipo de macarrão grosso popular no Japão, fazem desta sopa uma refeição vegana e completa em nutrientes! Ideal para aquecer o corpo e ainda fornecer tudo que ele precisa.

Você pode substituir os vegetais e as proteínas pelo que tiver disponível em casa e incrementar a sopa ao seu gosto. O resultado é uma refeição reconfortante, nutritiva e que promete agradar ao paladar de quem aprecia sabores orientais. Uma verdadeira porção de saúde!

Ingredientes da sopa:
3 xícaras de água
1 colher de sopa de missô (pasta de soja)
1/2 pacote de macarrão soba (macarrão para yakissoba)
1/2 pacote de cogumelos picados
3 cebolas picadas

Ingredientes do tofu picante:
1/2 pacote de tofu firme
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 colher de sopa de molho de pimenta
1/4 xícara de shoyu
1/4 xícara de vinagre de arroz

Modo de preparo:
1. Preaqueça o forno a 240°C.
2. Corte o tofu em cubos e deixe marinar na mistura de óleo de girassol, molho de pimenta, shoyu e vinagre de arroz de 15 minutos a uma hora.
3. Retire os cubos de tofu da marinada e asse no forno em uma assadeira untada com manteiga por 15 minutos, virando uma vez.
4. Enquanto o tofu estiver assando, faça o caldo colocando a água e o missô em uma panela grande, mexendo enquanto você deixa ferver.
5. Adicione os cogumelos e as cebolas e cozinhe por 5 minutos.
6. Adicione o macarrão soba e cozinhe por mais 2 a 3 minutos ou de acordo com a embalagem.
7. Para montar, coloque o caldo com macarrão em uma tigela e adicione as coberturas desejadas.
8. Além dos cogumelos e do tofu picante, utilizamos brotos/microgreens, repolho roxo e cebolinha.

Deixe uma resposta