Salgadinhos mais crocantes e sequinhos para a viagem

Bons aliados de quem vai pegar a estrada ou fazer um piquenique ao ar livre são os salgadinhos fritos como o pastel de carne moída ou queijo, os croquetes e as coxinhas. Na nossa padaria existem várias opções prontas para você se deliciar de forma rápida e sem trabalho! Mas é pouco bom também poder preparar carinhosamente em casa cada uma das receitas com as variações que quisermos? É ótimo!

Pensando que você usará essas dicas para os quitutes que transportará de um lado para o outro, seja na montagem de um piquenique, uma tarde ao ar livre ou uma viagem, reunimos truques que fazem a diferença no sabor e crocância desde a produção da massa até o armazenamento para levar.

Veja também como embalar sanduíches para levar

O pré-preparo

  • Existem alguns elementos que podem ser acrescentados à massa dos salgadinhos para deixá-los mais sequinhos e crocantes. Dentre eles, há algumas receitas que indicam cachaça e cerveja.

 

  • O importante nesse momento é diminuir a umidade dos alimentos. Uma dica é deixar a massa no congelador por cerca de 1 hora antes de moldar, assim a farinha adere melhor à massa e não se solta durante o fritar.

 

  • Fritar os salgadinhos após congelá-los faz com que fiquem mais crocantes também. Salgados de festa devem descongelar por aproximadamente 45 minutos antes de irem para a frigideira, enquanto os salgados grandes precisam de 1h30min de descongelamento.

 

  • Outra opção para garantir sucesso é passar os salgados no leite ao invés de ovos na hora de empanar. Água gelada também é bem-vinda, assim como farinha panko.

 

  • Na hora de fritar, lembre-se que a melhor opção é deixar os pasteis, coxinhas, rissoles, polentas e bolinhos imersos em óleo, o qual deve estar sempre a uma temperatura de 180ºC.

 

  • Nunca tampe a frigideira durante a fritura, pois o vapor gerado fará com que o alimente cozinhe ao invés de fritar e, consequentemente, o mesmo ficará mole. Lembre-se ainda de nunca fritar uma quantidade grande de salgados de uma vez só.

O armazenamento

  • Quando retirar os salgados do óleo, enxugue o excesso de gordura em papel absorvente.

 

  • Nunca misture os salgados assados com os fritos. E a melhor opção de transporte para ambos são as caixas de papel forradas com papel manteiga ou alumínio embaixo.

 

  • Deixe sempre os salgados esfriarem bem e não os abafe com a tampa do pote; do contrário, eles murcharão e ficarão molengos, pois o vapor do calor umedece a massa.

Playlist para aproveitar o momento!

Deixe uma resposta