Sabor tailandês e gorduras do bem para sua ceia

Ama descobrir combinações interessantes de sabores? Se você respondeu sim, certamente é do time que todo ano busca opções para inovar também na ceia de Natal.

A culinária tailandesa é famosa pelo contraste de sabores no mesmo prato, com equilíbrio entre temperos picantes e agridoces. Um dos pratos típicos mais famosos do país é Thai satay stir-fry, que une vegetais salteados na wok com deliciosos noodles em um prato vegetariano e reconfortante.

Stir-fry é uma técnica de cozimento oriental em que se utiliza uma panela do tipo wok, de fundo arredondado, para saltear os ingredientes com quantidade média de óleo em altas temperaturas. A técnica clássica garante praticidade e rapidez no preparo dos alimentos e ainda ajuda a conservar sua textura.

A época de final de ano é tradicionalmente marcada pelos excessos alimentares. A dica para não exagerar é apostar em ingredientes ricos nas chamadas “gorduras do bem”. Elas ajudam a manter os níveis do colesterol bom (HDL) e a baixar os níveis do colesterol ruim (LDL), além de estimular o metabolismo, ajudando na perda de peso. Também fornecem ácidos graxos essenciais, que são fonte de energia, mantêm a pele macia, transportam vitaminas no sangue e produzem hormônios.

As oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas, e o amendoim, uma leguminosa, são ótimas fontes de gorduras boas. Para receber seus benefícios, a dica é utilizar a pasta de amendoim para preparar um molho satay. Cremoso e apimentado na medida, ainda dá um toque agridoce à receita clássica tailandesa.

Ingredientes:
3 colheres de sopa de pasta de amendoim
3 colheres de sopa de molho de pimenta vermelha
2 colheres de sopa de shoyu
300g de macarrão para yakisoba
1 colher de sopa de óleo
1 pedaço com 3 a 4 cm de gengibre fresco ralado
300g de mix de legumes para yakisoba
½ pimentão amarelo em fatias finas
½ pimentão vermelho em fatias finas
folhas de manjericão
25g de amendoim torrado picado
cebolinha cortada na diagonal a gosto
1 panela wok média/grande

Modo de Preparo:
Misture a pasta de amendoim, o molho de pimenta, 100 ml de água e o molho de soja para fazer um molho satay suave.
Coloque o macarrão em uma tigela e despeje água fervente sobre ele.
Mexa delicadamente para separar e escorra bem.
Aqueça o óleo em uma wok e, em seguida, refogue o gengibre e os pedaços mais duros de legumes, como os pimentões e a cenoura do mix, por 2 minutos. Adicione o macarrão e o restante dos legumes e, em seguida, frite em fogo alto por 1-2 minutos até que os legumes estejam cozidos.
Empurre os legumes para um lado da panela e despeje o molho de amendoim no outro lado, inclinando a panela.
Deixe ferver.
Misture o molho com os legumes salteados e polvilhe folhas de manjericão e o amendoim torrado para servir.

Deixe uma resposta