Rolinhos de espinafre e salmão para um café da manhã proteico

Acorda com aquela fome e não abre mão de caprichar na primeira refeição do dia? Pode não ser sempre, mas aos finais de semana e em ocasiões especiais dá vontade de preparar um café da manhã ou brunch para saborear com toda a calma que o momento pede.

Além de deliciosa, a refeição ajuda o corpo a despertar, repondo as reservas utilizadas durante as horas de repouso e acelerando o metabolismo para o corpo entrar no ritmo das atividades do dia.

Para garantir saciedade por mais tempo, é fundamental incluir porções de fibras e proteínas no desjejum. As proteínas estão cada vez mais presentes nestas refeições e não é por acaso: há várias vantagens no consumo de alimentos ricos nessas substâncias.

Além de saciar, elas têm digestão mais lenta e diminuem as chances de compulsão alimentar, podendo ser aliadas de um processo saudável de emagrecimento. Seu consumo também auxilia no controle da insulina, o hormônio que controla a produção da glicose.

Se tem um tipo de alimento que combina demais com cafés da manhã preguiçosos são panquecas e crepes, não é mesmo? Dê um toque de sofisticação com uma versão proteica, cortada em formato de rolinhos e recheada com creme de espinafre e salmão defumado.

O peixe é rico em proteínas de alto valor nutritivo e de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão. Além de ser uma ótima fonte de potássio e de vitaminas A e C, o abacate é uma fruta com alto teor de proteína, assim como o espinafre, que também é rico em cálcio, magnésio, potássio e vitaminas A e C.

O vegetal é combinado a hortelã, coentro e abacate. Já o salmão defumado fica ainda mais saboroso com endro, mel e mostarda. Você pode preparar, rechear e enrolar com antecedência, deixando na geladeira durante a noite para somente cortar e decorar os rolinhos durante a manhã. É a opção que você buscava para dar um toque de sofisticação a seu café da manhã ou brunch proteico e encantar logo no início do dia.

Ingredientes:

Para os crepes:

1 ovo
250 ml de leite
1 xícara de farinha de trigo-sarraceno
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de azeite extravirgem (mais para untar a frigideira)

Para o recheio:

17 g de folhas de espinafre baby
80 g de salmão defumado
ervas frescas para decorar

Para o creme verde:

1 abacate
raspas e suco de um limão
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 maço pequeno de coentro
3 folhas de hortelã

Para o creme branco:

1 pote de creme de ricota
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de mostarda de Dijon
1 maço de endro fresco
sal a gosto

Modo de preparo:

No liquidificador, coloque todos os ingredientes dos crepes e bata até obter uma massa lisa.
Unte uma frigideira antiaderente com papel toalha embebido em azeite.
Em uma frigideira em fogo médio, coloque um pouco da massa e incline a frigideira em todas as direções para que o fundo fique totalmente coberto com uma camada fina de massa.
Se necessário, passe a espátula para alisar o crepe.
Deixe cozinhar por cerca de 1 minuto e meio.
Quando as bordas começarem a levantar, vire a massa com uma espátula.
Deixe cozinhar por mais 1 minuto.
Retire e coloque em um prato.
Unte novamente com papel toalha e repita a operação anterior até acabar a massa.
Coloque os crepes empilhados para que se mantenham quentes.
Reserve.
Para fazer o creme branco, misture o creme de ricota, o mel, a mostarda, o sal e o endro finamente ficado.
Para fazer o creme verde, corte finamente as ervas frescas e processe com a polpa do abacate, o suco de limão sumo e as raspas, sal e pimenta.
Para rechear os crepes de salmão, coloque 2 colheres de sopa de creme branco e, por cima, uma camada fina de salmão defumado.
Para rechar os crepes de espinafre, coloque 2 colheres de sopa do creme verde e, por cima, uma camada de folhas de espinafre.
Enrole os crepes em formato de panqueca e guarde na geladeira até a hora de servir.
Antes de servir, corte as panquecas em fatias grossas (nós cortamos cada crepe em 6 rolinhos) e decore com ervas frescas.

Rendimento: 5 crepes – 30 rolinhos

Deixe uma resposta