Queijo marinado em azeite e ervas: a receita é você quem faz

Marinar queijos pode ser uma terapia, sabia? Isso mesmo! Queijos frescos e firmes são especiais para qualquer que seja o aperitivo e ganham um sabor adicional quando o assunto é preparação posterior. E sabe por que há quem diga que a marinada é uma das coisas mais deliciosas de provar? Porque não existe receita pronta: ou seja, uma combinação de ingredientes bem-feita pode transformar o queijo mais sem graça em uma iguaria deliciosa. Para isso, basta adicionar bom gosto e bom senso e está pronto.

Existem diversos queijos próprios para essa técnica. E para preparar o queijo marinado no azeite de ervas, escolhemos o queijo minas. Então, que temperos mais combinam nessa receita? Experimente acrescentar louro, tomilho, sálvia, páprica e pimenta-do-reino, mas lembre-se que isso não significa que você não possa adicionar outros itens de sua preferência ou até mesmo fazer substituições mais exóticas. O óleo também importa: o azeite de oliva confere um sabor todo especial. Confira outras combinações e truques para marinar seu queijo!

Por fim, o processo de montagem é bem simples: despeje o queijo cortado em cubos em um pote de vidro esterilizado e com fechamento hermético, adicione os elementos de sabor da sua escolha, cubra com azeite extravirgem e coloque na geladeira. Deixe refrigerando por duas semanas e vire o vidro ocasionalmente para os temperos se mesclarem.

Ingredientes:

300 g de queijo minas para cortar em cubos
300 g de azeite de oliva
louro, tomilho, sálvia
2 colheres de chá de páprica defumada
20 g de pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Lave bem os potes herméticos de vidro, com água quente e sabão, inclusive as tampas.
Deixe por alguns minutos em recipiente com água recém-fervida, inclusive a tampa.
Retire do recipiente com pinça e deixe secar em cima de papel toalha.
Coloque o queijo no pote esterilizado, adicione as ervas a gosto, a pimenta e cubra tudo com azeite extravirgem.
Deixe na geladeira por pelo menos 1 dia antes de consumir.
Guarde sob refrigeração.

Deixe uma resposta