Petiscos para compartilhar em dias de jogos

Receber os amigos em casa é sempre uma alegria, só bate aquela dúvida sobre o cardápio, que louça usar e como organizar a logística para curtir o momento sem ficar só em função na cozinha. Independente das preferências de sabores ou do tempo disponível para o preparo, um requisito é fundamental: ser prático de servir. Confira as sugestões de receitas perfeitas para compartilhar na frente da televisão, curtindo o intensivo de jogos.

Buffalo wings com molho blue cheese

Tempere 10 coxinhas de frango com sal e pimenta. Acrescente 1 colher de sopa de fermento para formar uma casquinha bem crocante. Frite as coxinhas no óleo até que fiquem douradas. Em outra frigideira, derreta 3 colheres de sopa de manteiga e misture 5 colheres de sopa de tabasco, 10 colheres de sopa de ketchup e 9 colheres de sopa de vinagre branco. Misture bem e deixe reduzir. Coloque as coxinhas fritas na frigideira do molho apimentado. Para fazer o molho blue cheese, misture 1/2 xícara de maionese, 1/4 de xícara de iogurte integral e 1/2 xícara de queijo gorgonzola com um garfo até que fique homogêneo. Dica: salsão é um ótimo acompanhamento!

Cachorro-quente com bacon

Enrole uma fatia de bacon em cada salsicha. Asse a 200ºC por aproximadamente 20 minutos. Corte os pães e aqueça em uma frigideira. Retire as salsichas do forno e coloque no pão. Tempere com mostarda ou outro condimento da sua preferência

Sanduíche de shiitake

Para fazer coleslaw, misture 1 e 1/2 xícaras de repolho roxo em tiras finas, 1 xícara de cenoura ralada, 2 colheres de sopa de maionese e suco de 1 limão. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Frite 3 shiitakes médios na manteiga e tempere com sal e pimenta-do-reino. Escorra em papel absorvente e reserve. Corte 3 pãezinhos na metade e doure na frigideira. Passe 1 colherada de molho barbecue na base dos pães, adicione 1 shiitake, 1 porção de coleslaw e decore com cebolinha.

Chilli com carne

Refogue 100g de bacon em cubos até soltar o óleo. Adicione 4 colheres de sopa de cebola em cubinhos, 1 colher de sopa de alho picado, 2 unidades de pimenta dedo-de-moça picada e 2 colheres de sopa de pimentão verde em cubinhos e deixe refogar. Acrescente 300g de carne moída e refogue até que fique cozida. Tempere com sal, adicione 400 ml de passata de tomate e 1 colher de sopa de extrato de tomate. Acrescente 2 xícaras de feijão vermelho cozido e mexa. Por último, tempere com 2 colheres de sopa de coentro picado. Sirva com nachos.

Fish tacos

Em uma tigela, coloque 500g de tilápia cortada em tiras grandes, 3 colheres de sopa de coentro, 1 colher de chá de orégano fresco, 1/2 colher de chá de cominho em pó, 1/4 de xícara de azeite de oliva, 1 pimenta dedo de moça bem picada, sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture e deixe marinando na geladeira por 20 minutos. Empane o peixe com a mesma mistura utilizada na receita de anéis de cebola: bit.ly/AneisDeCebola. Em uma frigideira grande, frite o peixe até que fique dourado dos dois lados. Para fazer o creme azedo, misture 1 xícara de creme de leite fresco gelado, 1 limão taiti e sal a gosto em uma tigela. Bata até o ponto de chantilly. Mantenha refrigerado até a hora de usar. Para o vinagrete mexicano, misture dois tomates picados em cubinhos, 1/2 cebola roxa picada, suco de 1 limão taiti, 1 pimenta dedo de moça, 2 colheres de coentro bem picado, sal e pimenta-do-reino a gosto. Na hora de montar o prato, aqueça as tortillas de trigo em uma frigideira. As de milho já vêm prontas! Acrescente o repolho, o vinagrete mexicano, alguns pedaços de peixe, avocado e finalize com o creme azedo. Rende 8 porções, 4 de cada tortilla.

Choripan com vinagrete

Pique 3 tomates, ½ pimentão verde, 1 cebola roxa e ½ maço de salsinha. Misture em uma vasilha com 100ml de vinagre de maçã e ½ xícara de azeite aromatizado. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e leve à geladeira. Corte os pães pela metade, sirva uma linguiça assada na churrasqueira e adicione molho vinagrete à vontade.

Bolinhas de carne

Em uma vasilha, misture 500g de carne moída, 1 xícara de parmesão ralado, ½ cebola média picada, 2 dentes de alho picado, sal e pimenta-do-reino a gosto. Molde bolinhas com as mãos e frite em uma frigideira com manteiga até que fiquem bem douradas. Sirva com mostarda.

Brownie de Nutella

Bata 3 ovos em uma batedeira até que fiquem com uma consistência bem cremosa e tripliquem de tamanho. Adicione 1 e 1/2 xícaras de Nutella, 5 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento químico e misture delicadamente até que a massa fique homogênea. Coloque em uma forma quadrada com papel manteiga no fundo e asse em forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Decore com mais Nutella e avelãs picadas. Dica: aqueça a Nutella por 1 minuto no micro-ondas, assim ela fica mais fácil manusear.

Fudge de Oreo

Em uma vasilha, misture 500g de chocolate branco derretido, 1 lata de leite condensado e 10 unidades de Oreo picado. Transfira para uma forma de 25x25cm forrada com plástico filme (dica: molhe a forma para facilitar que o plástico grude). Espalhe o doce para que fique uniforme e cubra com o plástico filme. Leve à geladeira por no mínimo 2h.

Mojito tropical

Corte 1 laranja e 2 limões em gomos, mantendo a casca. Adicione um copo gelo picado no fundo da jarra e inicie a montagem intercalando os gomos de fruta com folhas de hortelã, 120ml de calda de açúcar (ferva 1 xícara de água com 1 xícara de açúcar), 120ml de suco de limão, 250ml de suco de laranja, 4 doses de rum e mais camadas de gelo. Complete a jarra com água com gás, mexa e sirva em seguida.

Limonada suíça

Coloque no liquidificador 200ml de leite condensado, 2 limões com casca (sem as partes brancas do miolo), 500ml de água e gelo. Bata até que o limão triture completamente, coe e sirva em seguida. Se desejar, acrescente 1 dose de vodka em cada copo.

Pink Lemonade

Bata no liquidificador 750ml de água gelada, 1 xícara de suco de limão Taiti, 1 xícara de suco de cranberry e açúcar a gosto. Sirva em uma jarra cheia de gelo e decore com as fatias de limão siciliano.

*Beba com moderação

Deixe uma resposta