Molho de tomate defumado para fazer o ano todo

Os tomates são um dos melhores vegetais para assar na grelha porque elevam os sabores sutis do processo de defumação, além de o preparo ser extremamente simples. Mas você já pensou em preparar um molho com aroma de chips de laranjeira?

Pois bem, depois que você fizer a primeira tentativa na grelha bem aí no seu jardim, o resultado será um molho clássico marinara incrivelmente saboroso feito com tomates fresquinhos que você acabou de comprar nas lojas Zaffari e Bourbon. E a melhor parte é que você pode grelhar os tomates enquanto assa carnes e outros vegetais.

E para garantir a simplicidade do preparo, na próxima etapa você só tem que levar os vegetais ao liquidificador ou processador, triturá-los, cozinhá-los com temperos da sua preferência até engrossar por até 5 minutos e se preparar para saborear o melhor molho de tomate caseiro multiuso da sua vida. Caso você opte por não usar os chips de madeira, o assadinho do tomate já garante o sabor defumado característico.

Perfeito para fazer ao longo do ano e usar em suas receitas. Para um melhor aproveitamento, armazene em um pote hermético por até 10 dias.

Ingredientes:

2 xícaras de lascas de madeira de laranjeira
700 g de tomate, dividido pela metade, com sementes
1 cebola cortada em rodelas de 0,5 cm de espessura
2 colheres de sopa de azeite
¼ xícara de caldo de galinha com baixo teor de sódio
1 colher de sopa de alho picado (3-4 dentes de alho)
1 colher de sopa de massa de tomate
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de páprica defumada
1 colher de sopa de manjericão fresco picado
1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
pimenta preta a gosto

Modo de preparo:

Prepare a grelha para assar indiretamente, aquecendo um lado a fogo médio e mantendo o outro lado apagado para atingir uma temperatura de 150C°. Pincele a grelha com óleo. Coloque lascas de madeira de laranjeira e leve ao fogo direto. Tampe a grelha até que a fumaça apareça, cerca de 5 minutos. Misture os tomates e a cebola com 2 colheres de sopa de óleo. Tomates e cebolas ficam no lado apagado, cobertos, até ficarem macios, de 2 a 3 minutos. Transfira os tomates e a cebola para uma tábua, deixe esfriar e pique.
Bata os tomates, a cebola, o caldo e o alho no processador de alimentos ou no liquidificador até ficar homogêneo.
Transfira a mistura de tomate para uma frigideira e leve para ferver; reduza o fogo. Junte a massa de tomate, o sal e a páprica e cozinhe até engrossar, 5 minutos. Fora do fogo, junte o manjericão e o vinagre e tempere com pimenta.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 500 ml ou 2 porções

Deixe uma resposta