Inox, ferro ou cerâmica: descubra a panela ideal para cada receita

Não tem jeito: alguns segredinhos da cozinha parece que só as mães é que sabem. Um deles é conhecer qual é a panela certa para usar em cada tipo de receita. Na hora de reunir a família e cozinhar aquele prato especial, sempre bate a dúvida: “mãe, que panela eu uso?”.

Por isso, vamos falar um pouco sobre os três tipos de panela mais comuns e para que tipos de preparos são indicadas:

Panela de inox

Esta é a queridinha das cozinhas por dois motivos: são bonitas e muito resistentes ao tempo. Ah, e ainda podem ir na máquina de lavar louça. A panela de inox é indicada para preparações que exigem muito calor e cozimento rápido, como refogados, molhos e massas. Sabe aquele arroz branco soltinho que você come na casa da sua mãe? Agora você sabe o segredo dele, é a panela de inox.

Panela de ferro

Este tipo de panela é ideal para receitas que exigem longo tempo de cozimento, como carnes e ensopados. Ela potencializa o sabor dos alimentos e ainda facilita o processo de cocção, graças a sua alta capacidade de reter calor. Além disso, as panelas de ferro têm uma grande vantagem: as receitas preparadas neste tipo de panela são levemente enriquecidas com ferro, mineral que ajuda a prevenir anemias. Anote a dica: a carne de panela e a moqueca de peixe ficam ainda mais saborosas se preparadas em uma panela de ferro fundido.

Panela de cerâmica

Além do charme, as panelas revestidas em cerâmica são ótimas para ter na cozinha por sua versatilidade, já que podem ser usadas tanto no fogão quanto ir ao forno. São indicadas para o preparo de quase todos os alimentos, mas para sopas e feijoadas as panelas de cerâmica brilham ainda mais. Um cuidado de mãe: ao fazer uma receita em panela de cerâmica, desligue o fogo um pouquinho antes do alimento alcançar o ponto perfeito. Isso porque o material retém bastante calor, então a panela segue cozinhando por alguns minutos, mesmo com o fogo desligado.

Agora que você já aprendeu, pode chamar sua mãe para preparar o almoço com você e deixá-la bem orgulhosa de preparar os quitutes em conjunto.

Deixe uma resposta