Hora do lanche saudável com bolo de cenoura integral

Cheirinho de bolo assando no forno e perfumando toda a casa: quem não tem uma memória afetiva assim da infância? As tardes na casa da avó ficavam ainda mais especiais quando o bolo era de cenoura, um dos mais amados e populares no Brasil.

Se você busca uma alimentação equilibrada, saiba que é possível substituir ingredientes tradicionais por outros mais funcionais. E o melhor: criando novas camadas de sabor e texturas.

O bolo de cenoura integral é uma ótima alternativa para um lanche saudável, que você também pode incluir na mesa do café da manhã ou brunch. E ele ainda é super prático de preparar: todos os ingredientes são batidos no liquidificador.

Para uma alimentação saudável, a substituição de ingredientes é fundamental. Duvida? Confira algumas propriedades destes superalimentos para turbinar corpo e mente.

– Troque a farinha refinada pelas integrais: elas contêm mais fibras, vitaminas e minerais e ajudam a melhorar o trânsito intestinal, a digestão e proporcionam maior saciedade

– Uma ótima opção é a farinha de aveia. Importante fonte de fibras, auxilia na eliminação de toxinas, colabora para reduzir as taxas de colesterol e aumenta a sensação de saciedade.

– Substitua o açúcar refinado pelo demerara: ele tem menos aditivos químicos e mais nutrientes. As calorias, no entanto, são as mesmas. Por isso, consuma com moderação.

– Naturalmente doces e saborosas, as tâmaras também são ótimas substitutas do açúcar refinado. Fontes de fibras, vitaminas A e K e minerais como potássio, zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro, são energéticas, boas para a saúde intestinal, têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a melhorar o humor.

– Adicione oleaginosas, como nozes e castanha-do-Pará, e ganhe crocância e muitos benefícios. As nozes são ricas em gorduras boas e são fonte de ômegas 3 e 6, ácidos graxos que contribuem para melhorar as funções cognitivas, prevenir a depressão, diminuir o estresse e a ansiedade, fortalecer o sistema imunológico e atuar no controle hormonal. Já a castanha-do-Pará também possui altos níveis de ômega 3 e grande quantidade de selênio, mineral que atua no sistema nervoso e ajuda a prevenir as doenças degenerativas.

Bolo de cenoura integral

Ingredientes:

– 2 cenouras grandes raladas;

– 3 ovos batidos

– 1 xícara de açúcar demerara

– 1 xícara de óleo de coco

– 1 xícara de farinha de aveia

– 1 1/2 xícara de farinha integral

– 75g de amido de milho

– 2 colheres de sopa de fermento em pó

– 1 colher de chá de canela em pó

– 8 tâmaras

– 8 castanhas-do-Pará

– 5 nozes

– 100g de uva passa

– 1 pote de iogurte grego tradicional

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes (exceto as tâmaras, castanhas, nozes, passas e iogurte) no liquidificador.

Adicione as tâmaras picadas, as nozes, as passas e as castanhas na mistura.

Distribua a massa em uma forma untada;

Asse em forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos ou até que fique totalmente assado (faça o teste com um palito);

Espere esfriar um pouco, corte e utilize o iogurte como cobertura.

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