Drinks de piquenique: clássicos que refrescam

Garrafas confirmadas nas cestas de piquenique: espumante e vinho branco, são duas bebidas leves, frescas e perfumadas. O caráter versátil das duas possibilita misturas e criações, fazendo do piquenique um lugar para apreciar novos drinks. Com uma dose de desapego – sim, esqueça os copos especiais, as finalizações e descomplique ao máximo –, gelo e dois ou três ingredientes, o cardápio de bebidas aumenta e torna-se ainda mais interessante. Estenda a toalha quadriculada, prepare as taças de acrílico e confira as melhores dicas!

Bellini
O clássico drink italiano, que leva o nome de um famoso pintor de mesma origem, tem em sua composição a mistura de duas partes de Prosseco para uma de suco de pêssego. Em sua versão original, utilizava no lugar do suco, um purê feito a partir de pêssegos maduros sendo assim considerado um drink de verão, época do amadurecimento e da alta disponibilidade da fruta.

Buck’s Fizz e Mimosa
De origem inglesa e francesa, respectivamente, os dois drinks são a mistura de suco de laranja com espumante. Com a principal diferença nas proporções dos dois ingredientes, o Buck’s Fizz tem duas partes de espumante adicionadas a uma parte de suco e a Mimosa, partes iguais de suco e espumante misturadas. Escolha a intensidade do seu drink e aproveite.

Kir, Kir Royal e Kir Pétillant
Kir Royal e Kir Pétillant, são bebidas de origem francesa criadas a partir da variação de um drink de mesma origem, o Kir. Em sua receita original, duas partes de vinho branco Aligoté, vinho com denominação de origem para Borgonha, são adicionadas a uma parte de licor de cassis. Já o que conhecemos por Kir Royal, na verdade, é o que os franceses chamam de Kir Pétillant, uma mistura que tem no lugar do Aligoté a utilização de vinhos espumantes. A versão denominada como Royal é aquela em que o vinho é substituído por Champagne, bebida que para assim ser designada também exige a denominação de origem.

DICAS: você pode descomplicar a receita do Kir utilizando um vinho branco Chardonnay no lugar do Aligoté. Nas variações que levam vinhos espumantes, utilize as versões Brut considerando a proporção e a doçura do licor de cassis.

Spritzer e Aperol Spritz
3,2,1 e seu Aperol Spritz está pronto! Com as proporções de três partes de Prosseco, duas de Aperol e uma de água com gás, o drink que já deixou claro que veio para ficar, é inspirado no Spritzer, uma mistura de partes iguais de vinho branco com água gaseificada. A versão com Aperol, o famoso aperitivo italiano de cor alaranjada, tem como decoração uma rodela de laranja, que pode ser desconsiderada em dias de piquenique, e é finalizada com gelo. Caso queira experimentar novas versões e sabores de Spritz, troque o Aperol por algum licor de sua preferência.

DICA: A água gaseificada das duas receitas frequentemente é substituída por Club Soda. Teste e eleja a sua versão preferida!

Deixe uma resposta