Crostini de batata-doce com microgreens

Surpreendente em termos de sabor, os crostinis de batata-doce com certeza são o aperitivo perfeito para consumir naqueles momentos em que seu paladar apetece por algo leve e diferente. Coloridos, saudáveis e cheios de benefícios para a saúde, eles ainda contam com os microgreens de agrião, que trazem refrescância ao alimento.

Criados a partir de uma técnica de plantio originária da Califórnia, os microgreens são pequenos vegetais cultivados e colhidos na fase inicial de desenvolvimento. Estudos mostram que eles podem conservar até 40 vezes mais nutrientes que o mesmo vegetal na fase adulta.

Se os microgreens de agrião já trazem todos esses benefícios, imagina quando associados às pequenas fatias de batata-doce crocantes, queijo feta, uvas e cebolas perfeitamente caramelizadas? Com certeza os crostinis serão uma explosão de sabor no seu dia.

Ingredientes:
1 batata-doce grande, cortada em rodelas finas
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
2 xícaras de uvas vermelhas sem sementes
1 cebola grande, cortada em tiras
1 colher de chá de vinagre balsâmico
sal e pimenta
sal marinho
microgreens de agrião
85 g de queijo feta

Modo de preparo:
Pré aqueça o forno a 200°C. Misture as fatias de batata-doce com 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta e espalhe sobre uma assadeira. Asse por cerca de 1 hora, mexendo na metade até ficar crocante nas bordas. Atenção nesta etapa, pois as batatas queimam rapidamente. Misture as uvas com 1 colher de sopa de azeite, sal e pimenta e espalhe em outra assadeira. Asse por cerca de 1h, sacudindo a assadeira de vez em quando para assar as uvas uniformemente por todos os lados.
Enquanto as batatas-doces e as uvas assam, aqueça a restante com uma colher de sopa de azeite em uma frigideira em fogo médio. Adicione a cebola, reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por cerca de 30 minutos, mexendo a cada 2 minutos para que a cebola não queime, mas lentamente caramelize. Se a cebola começar a secar no final, coloque um pouco de água na frigideira. Adicione o vinagre balsâmico durante os últimos 2 minutos do tempo de cozimento para revestir as cebolas.
Para montar, coloque o queijo esmigalhado em cima de cada rodela de batata-doce, depois as cebolas caramelizadas em cima e termine com 2 uvas em cada crostini.
Polvilhe com sal e decore com microgreens de agrião antes de servir.

Tempo de preparo: 2h
Rendimento: 5 pessoas

Deixe uma resposta