Cristais de pinhão são as estrelas do seu próximo arroz-doce

Além de o pinhão combinar com festa junina e inverno, ele fica delicioso quando acena como estrela de sobremesas feitas especialmente para degustar em torno da lareira ou enrolado em uma manta ou cobertor.

O Arroz-doce com pinhão tem gostinho de cravo, canela, noz-moscada, não é nada complexo de fazer e ganha uma aparência sofisticada, diferente e deliciosa assim que finalizado com pinhões cristalizados. É a sua oportunidade de unir duas paixões (arroz-doce e pinhão) em uma única receita.

Por ser rico em fibras e composto por vários minerais, o consumo de pinhão pode trazer muitos benefícios para a saúde, como prevenir doenças intestinais. Então aproveite a safra de pinhão para preparar suas melhores receitas!

Ingredientes:

3 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (café) de canela em pó
5 cravos-da-índia
noz-moscada ralada na hora a gosto
1 xícara (chá) de arroz agulhinha lavado e escorrido
4 colheres (sopa) de açúcar
1/2 lata de leite condensado
4 xícaras (chá) de leite integral
300 g de pinhão cozido, descascado e cortado grosseiramente
canela em pó e cravo em pó a gosto para polvilhar

Modo de preparo:

Em uma panela, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e toste a canela, o cravo e a noz-moscada. Junte o arroz, misture bem, junte metade do açúcar, o leite condensado e o leite. Quando ferver, abaixe o fogo e mexa de vez em quando para não grudar.

Quando o arroz estiver cozido, mas al dente, desligue o fogo e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga restante e refogue o pinhão. Junte a outra metade do açúcar e misture em fogo alto até o açúcar começar a cristalizar. Desligue o fogo e espalhe sobre uma assadeira untada com manteiga para que esfrie.

Quando o arroz estiver frio, salpique o pinhão crocante, polvilhe com canela e cravo em pó e sirva em seguida.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 porções

Deixe uma resposta