Couve-flor como prato principal

Como o Brasil é um país tropical, temos à disposição uma variedade incrível de alimentos naturais que se adaptam ao nosso clima, facilitando o consumo de de um cardápio nutritivo. Pode reparar que no hortifruti das nossas lojas está sinalizado o que está na safra, mas já parou para pensar nas vantagens de consumir o que é farto na estação? Quando cultivados no seu período natural, os alimentos captam melhor os nutrientes do solo, o que resulta em um produto mais fresco, nutritivo e saboroso.

Reunimos uma lista com 10 alimentos que estão na safra no inverno. Entre eles, está a couve-flor, o ingrediente queridinho do momento, cada vez mais em alta na alimentação. Além de ser uma fonte de proteína vegetal, a couve-flor é rica em fibras, contém nutrientes e pode ser uma ótima alternativa para dietas sem glúten ou low-carb. Outro motivo para a alta no consumo é a sua versatilidade. O sabor ameno permite o uso em uma série de receitas que têm feito sucesso nas redes sociais, desde purê de couve-flor, pizza, nhoque, buffalo wings ou como prato principal, como na receita que segue abaixo.

COUVE-FLOR TOSTADA

Ingredientes:
1 couve-flor
4 colheres de sopa de óleo de abacate
4 colheres de sopa de água
4 colheres de molho inglês
2 colheres de sopa de páprica defumada
2 colheres de chá de pasta de pimenta (opcional)
2 colheres de sopa de agave
1/3 de xícara de tahine
Manteiga ghee
Sal marinho

Acompanhamentos:
2 cenouras cortadas na diagonal
2 cebolas cortadas em 8 pedaços
100g de tomate cereja
4 dentes de alho

Modo de preparo:
Misture o óleo de abacate, a água e os temperos. Prove e ajuste o sabor conforme necessário. Se desejar, adicione ervas frescas.
Corte o caule inferior e retire as folhas verdes. Seque bem com papel-toalha após lavar.
Vire a couve-flor de cabeça para baixo e despeje a maior parte do molho, espalhando pelo interior. Depois vire e pincele o tempero por toda a superfície.
Coloque o núcleo da couve-flor para baixo e adicione uma pitada extra de tempero.
Leve ao forno preaquecido a 200ºC por aproximadamente 35-55 minutos (dependendo do tamanho da couve-flor) ou até que uma faca perfure facilmente o núcleo. No meio do período, adicione os legumes no entorno da couve-flor. De tempo em tempo, pincele mais manteiga em toda a superfície. Por fim, aumente a temperatura e asse por mais 5 minutos, observando para não queimar.
Corte a couve-flor em fatias e sirva com os tomates confitados.
Os demais ingredientes das forma, bata com ajuda de um mixer até formar um purê homogêneo. Sirva junto e aproveite!

Deixe uma resposta