Como fazer uma macarronada de dar água na boca

A macarronada, prato preparado com macarrão de qualquer formato, ao qual geralmente adiciona-se um molho, é a comida mais consumida no mundo na sua versão feita com espaguete; lista essa que compreende outras quatro receitas também de origem italiana. Da mesma forma, aqui no Brasil, o macarrão espaguete está presente em 98,7% dos lares, segundo pesquisa do Instituto Kantar World Panel, divulgada pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massa Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados). Ou seja, a macarronada é um prato constante na mesa dos brasileiros e, por isso, devemos saber prepará-la com qualidade e excelência!

Algumas pessoas preparam a macarronada na panela de pressão, já com o molho, outras colocam azeite de oliva ou óleo na água do cozimento da massa; outras, ainda, entendem que a macarrona deve ser exclusivamente com molho bolonhesa. Mas será que essas práticas e pensamentos estão corretos? Vamos logo desmistificar isso!

1º) O volume de água para cozimento: a medida de água deve ser o equivalente a quatro vezes a quantidade da massa.

2º) Óleo na água da massa: segundo a Sociedade Americana de Química (ACS, na sigla em inglês), não faz diferença alguma. É um mito, porque água e óleo nunca se misturam, logo, o óleo jamais entrará em contato com a massa. Portanto, calcule bem a proporção entre água e massa, e a massa jamais grudará.

3º) Sal na água do cozimento: somente adicione sal na panela depois que a água ferver e coloque a quantidade suficiente para o tempero aderir bem à massa.

4º) Ponto de cozimento: o melhor, para uma autêntica macarronada à moda italiana, é al dente. Esse cozimento é mais rápido e você precisará provar para saber.

5º) A escolha da massa: prefira a massa fresca para obter uma macarronada mais saborosa e fiel às origens italianas.

6º) O molho: uma verdadeira macarronada pode ser com qualquer molho, e não somente com o bolonhesa. Pesto, carbonara, quatro queijos, alho e óleo, ao sugo. Todos são excelentes opções para temperar a massa e apresentar uma bela macarronada no almoço de família.

Dica de molho de queijo rápido para a macarronada:

– Em uma panela, misture 1 creme de leite, 1 requeijão, 200g de mussarela ralada e uma cunha de queijo gorgonzola.
– Mexa sem parar até os queijos derreterem bem e se misturarem.
– Se o sabor estiver muito acentuado devido ao queijo gorgonzola, acrescente aos poucos mais creme de leite. E prove.
– Tempere a massa e sirva quente.

Deixe uma resposta