Comidinhas que são puro aconchego

Tortéi e pinhão. Essas são duas comidinhas que aparecem em muitos lares, principalmente nos dias frios de inverno. A apreciação destes pratos no inverno não é à toa; ambas iguarias transmitem aquela sensação de aconchego e evocam sabores afetivos. E às vezes isso é tudo que a gente precisa quando escolhe uma receita, não é?

O tortéi é aquela massinha geralmente de formato quadricular e recheada com moranga cabotiá. O sutil toque de canela e noz moscada dá à receita um gostinho inconfundível, que nos remete às melhores lembranças. Já o pinhão, semente da araucária nativa da região Sul do Brasil, é um clássico do inverno na região. Ele costuma ser consumido cozido e puro, mas pode ser aproveitado de formas muito criativas na cozinha.

E que tal juntar esses dois alimentos e preparar um prato que é a cara da estação de baixas temperaturas?

Aprenda a fazer o tortéi de moranga com pesto de pinhão:

Ingredientes da massa:
200g farinha de trigo
4 gemas de ovo caipira
80ml água
1 colher (café) de sal

Ingredientes do recheio:
1 moranga cabotiá média
¼ noz moscada ralada
ciboulette picadinha
60g manteiga
1 pitada de canela em pó
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Ingredientes do pesto:
100g (1 xícara) de pinhão (sem casca) cozido
2 bandejas de manjericão fresco
2 dentes de alho
100g de queijo parmesão ou grana padano
200ml de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo da massa:
Ponha a farinha em uma tigela e faça um buraco no meio. Derrame as gemas, o sal e vá incorporando a farinha aos poucos e sovando até que vire uma bola. Transfira para uma bancada enfarinhada e sove até a massa ficar lisa e elástica. Se necessário, pingue um pouco de água para ajudar no processo. Deixe descansar por 30 minutos e depois abra com um auxílio de um rolo. A massa deve ficar fina e não pode estar quebradiça.

Modo de preparo do recheio:
Asse a moranga inteira a 200ºC por 1h. Teste com um garfo, se estiver macia, corte ao meio e retire as sementes e a casca. Coloque em uma tigela e tempere com ingredientes indicados acima.

Modo de preparo do pesto:
Cozinhe o pinhão e toste na frigideira. Após, triture o pinhão com o manjericão, o alho e metade do azeite no processador. Transfira para uma tigela, acrescente o queijo ralado e o restante do azeite. Adicione sal e pimenta a gosto. Dica: cubra o pesto com uma película de azeite para armazenar na geladeira.

Montagem:
Unte uma forma de massa recheada (pode utilizar uma forma de gelo) com um pouco de óleo. Disponha uma porção de massa e, com a ajuda dos dedos, molde as cavidades para que ela se assente na forma. Coloque 1 colher de sobremesa de recheio em cada quadradinho. Pincele um pouco de água para umedecer a outra porção de massa. Cubra a forma e passe o rolo para moldar os tortéis. Leve para uma superfície lisa e, com o lado cego da faca, firme as divisórias. Depois corte os quadradinhos e polvilhe farinha para que não grudem. Aqueça uma panela com água para cozinhar os tortéis (proporção de 5L para 1kg). Quando ferver, adicione-os e cozinhe por 10 a 15 minutos.

Retire e reserve em um prato com um pouco de azeite de oliva para não grudar. Sirva com pesto, queijo ralado e pimenta moída na hora.

Depois, é só aproveitar o seu tortéi com pesto de pinhão na companhia de quem você gosta.

Deixe uma resposta