Comida servida na casca de fruta

Você já deve ter reparado que a tradição milenar de comer em bowls é a grande tendência de 2019. Falamos um pouco sobre as vantagens desta apresentação aqui, onde você também pode conferir uma sugestão de cardápio do café da manhã ao jantar todo servido em bowls para aderir de vez aos encantos de comer em porções.

Para os eventos de verão, onde ninguém quer ficar preso à formalidade de uma mesa posta, a facilidade de transportar a comida para qualquer lugar é perfeita. No caso de um luau, onde o clima é mais tropical na beira da praia (ou mesmo no quintal de casa), você ainda pode dar um passo além na montagem dos pratos e transformar as frutas em bowls!

Vamos elencar alguns benefícios para o seu evento:
– Em termos de sabor, as frutas combinam tanto com receitas doces quanto salgadas, possibilitando uma variedade riquíssima de apresentações;
– Os pratos ficam tão lindos que ajudam a compor a decoração;
– Dessa forma, é possível aproveitar o alimento por inteiro, evitando – ou reduzindo – o uso de recipientes descartáveis;

Uma coisa é certa, todos vão se encantar com a sua recepção! Aprenda 3 receitas servidas na casca de fruta:

Arroz thai (thai fried rice – khao pad)

Ingredientes:
300g arroz cateto integral cozido | 125g camarão grande | 10g alho-poró laminado | 15g cenoura em palito | 25g ervilha torta cortada na diagonal | 40g cogumelo shiitake laminado | 1/2 colher de sopa shoyu light | 1 colher de sopa de molho de ostras | 5g pimenta dedo de moça picada | 1 colher de chá de açúcar cristal | 4 colheres de sopa de óleo | Cebolinha picada a gosto para decorar | 2 abacaxis largos para servir

Modo de preparo: aqueça o óleo em uma panela wok, refogue o camarão, o alho-poró, a cenoura, a ervilha e o cogumelo. Misture o arroz, a pimenta e o açúcar. Tempere com shoyu e molho de ostras. Abra os abacaxis, retire o miolo e sirva o arroz. Finalize com cebolinha a gosto.

Ceviche de peixe branco com leite de coco

Ingredientes:
300g de linguado (ou tilápia) picado em cubos médios | 1 cebola roxa bem picada | 1 pimenta dedo-de-moça (sem sementes) bem picada | 4 colheres de sopa de coco natural cortado em cubinhos | 2 colheres de sopa de manga cortada em cubinhos | 1 colher de sobremesa de coentro picado bem fininho | 1 xícara de leite de coco | 1 coco cortado ao meio | Suco de 3 limões | Sal a gosto | Ciboulette

Modo de preparo: tempere o peixe com cebola, pimenta, suco de limão e sal a gosto. Leve à geladeira para marinar por 30 minutos. Escorra o excesso de suco e adicione o restante dos ingredientes. Ajuste o sal, sirva nas metades do coco e finalize com ciboulette. Dica: use sal como base para manter o coco firme no prato.

Salada de frutas na pitaya

Ingredientes:
½ abacaxi | 1 melão cantaloupe | 200g de morango | 2 kiwis | 2 bananas | 1 pitaya | 2 carambolas | 250g de açúcar | 500ml de água | 2 unidades de cardomomo | 1 fava de baunilha

Modo de preparo: corte as frutas em pedaços e reserve. Em uma panela, acrescente a água, o açúcar, o cardamomo e a baunilha. Deixe 5 minutos em fogo baixo e assim que ferver, abaixe o fogo e não mexa. Coe a calda e deixe resfriar por 15 minutos. Misture com as frutas e sirva na casca da pitaya.

Cardápio encaminhado, agora só falta a playlist para o momento, que você encontra no Spotify do Zaffari.

Deixe uma resposta