Comida em bowl: tendência de 2019

Comer em bowls, nas conhecidas tigelas em bom português, é uma tradição milenar no Oriente. Na Coréia do Sul, por exemplo, quando você é convidado para um jantar típico, as pessoas dividem a comida no sentido mais literal: comendo do mesmo bowl. A tradição mais pura diz que deve-se comer direto da tigela, sem passar a comida por um prato. A China também é adepta dessa cultura em que um prato fica no centro de uma mesa circular, e todas as pessoas posicionam-se no entorno do mesmo com seus hashis ou colheres a saborear a iguaria. De uns tempos para cá, principalmente com a popularização do hábito de comer pokes, aqueles potes de peixe cru picado vendidos em inúmeros restaurantes japoneses, essa maneira de servir o alimento espalhou-se pelo mundo, ganhando força nas porções individualizadas das receitas, que são servidas em tigelas. E essa é a grande tendência deste ano que inicia: comidas em bowls.

Pokes, açaí, smoothies, comidas orientais, indianas e havaianas, muitos grãos e dietas à base de plantas e proteínas vegetais, todos esses alimentos e preparos você verá em abundância neste 2019 com uma mesma característica: apresentados em bowls. Algumas das razões elencadas mundialmente para essa febre das comidas em porções é que: 1) os bowls ajudam a controlar a quantidade das porções; 2) a versatilidade do utensílio: servem desde saladas, massas e carnes a lanches rápidos como granola com iogurte, açaí e smoothies incrementados; 3) ajudam a criar uma comida balanceada, uma vez que você enxerga cada um dos ingredientes que está colocando na tigela; 4) diminuem o número de louças sujas, por exemplo, você sabia que é possível preparar uma massa em uma só panela pequena e depois já comer nela mesma?; e 5) você pode transportar o bowl para qualquer lugar e desfrutar onde bem desejar: no sofá, na mesa, no quarto, no jardim, em um parque.

Quer inserir essa grande tendência na sua rotina? Trazemos uma sugestão de cardápio do café da manhã ao jantar todo servido em bowls!

Café da Manhã:
Smoothie de Morango com Frutas Frescas, Coco e Granola

Descubra nossas receitas de Smoothie de Morango e Smoothie de Morango com Kiwi para criar o seu bowl.

Almoço:
Porco Oriental em 30 minutos

Veja o vídeo com a receita

Lanche da Tarde:
Açaí com Frutas e Oleaginosas

Essa receita não tem segredo, é só comprar o açaí e montar a tigela com as frutas e incrementos que mais lhe agradam.

Jantar:
Ovo Mexido com Espinafre em 15 minutos

Confira a receita completa aqui

Deixe uma resposta