Churrasco mais leve com frutos do mar: polvo com limão siciliano

Nos dias quentes acabamos buscando cardápios mais leves para receber os amigos em casa, tentando ao máximo organizar os encontros ao ar livre para aproveitar a brisa da rua. Se você é daqueles adeptos ao churrasco de domingo, pode manter a programação, substituindo a carne vermelha por frutos do mar. A alternativa, além de nutritiva, harmoniza perfeitamente com vinho branco e espumante, completando a recepção com chave de ouro!

O passo principal para evitar que a carne despedace ao ser manipulada, já que as fibras são mais delicadas do que as da carne vermelha, é escolher o insumo mais apropriado para a grelha. Opte pelos mais firmes e gordurosos, como polvo, sardinha, anchova, tainha, atum e salmão. Outra dica é untar a grelha ou a peça para evitar que grude. Além disso, você pode aquecer a grelha por cerca de 10 minutos antes, assim a alta temperatura sela a peça, impedindo a adesão.

Agora é só escolher a receita que melhor combina com os seus convidados:

Polvo grelhado

Ingredientes:
1 polvo
½ cebola
½ limão siciliano
100ml de vinho branco
1 bouquet garni
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva

Modo de preparo:
Coloque o polvo em uma panela de pressão sem água. Adicione o limão, a cebola, o vinho e o bouquet garni. Assim que começar a pressão, conte 10 minutos e retire. Corte o polvo em pedaços e grelhe-os em uma churrasqueira, pincelando com azeite de oliva.

Tainha com farofa de camarão

Ingredientes:
1 tainha (sem escamas) aberta ao meio
½ xícara de chá de farinha de mandioca
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de cebola picada
½ tomate italiano picado sem semente
20 ml de azeite de oliva
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de salsinha picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
100g de camarão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Barbante para fechar

Modo de preparo:
Refogue a cebola e o alho com manteiga e azeite de oliva. Adicione o tomate, o camarão, sal e pimenta. Quando o camarão mudar de cor, acrescente a farinha de mandioca, a salsinha e a cebolinha. Misture bem, deixando a farofa úmida. Faça cortes na pele do peixe (para que pegue bem o tempero), tempere o com sal e pimenta por dentro e por fora. Recheie com a farofa, feche o peixe com um barbante e leve para assar na grelha até dourar.

Salmão com crosta de parmesão

Ingredientes:
600g de salmão com pele e sem espinhas
1 ½ colheres de manteiga derretida
1 xícara de parmesão ralado
1 xícara de farinha de rosca
1 colher de sopa de orégano fresco
Raspas de um limão siciliano
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:
Coloque a peça na grelha, pincele a manteiga e tempere com sal e pimenta a gosto. Em uma vasilha, misture o restante dos ingredientes até formar uma farofa. Cubra o salmão com a farofa e leve à churrasqueira até dourar a crosta.

Deixe uma resposta