Chocolates suíços e vinhos: harmonização irresistível

E quem disse que beber vinho é uma prática para fazer só nos finais de semana? Todo dia pode ser dia para uma boa taça de vinho acompanhada de um ingrediente especial: seja uma comida diferente, um queijo importado ou um chocolate de qualidade. E como é bom finalizar o dia degustando bons ingredientes, ao som de uma música ambiente enquanto a gente relaxa a cabeça, não é mesmo? Uma prática excelente nessas noites frias são as combinações de chocolates com vinhos. Mas não é qualquer chocolate, é um pedaço de um belo quadradinho suíço, de respeito. Daqueles que valem a pena as calorias e o investimento, pois não há sabor que supere! E já que vamos investir no vinho, é primordial considerar a qualidade do chocolate também.

Além de ser uma harmonização superprazerosa, chocolates e vinhos carregam outros benefícios. Pesquisas já indicaram que uma taça de vinho à noite ajuda a dormir melhor, enquanto que o chocolate é um agente calmante e relaxante, fazendo com que o metabolismo desacelere e você descanse de verdade.

Vamos às combinações?

Segunda-feira:
Chocolate Amargo + Syrah, Muscat, Malbec

Para o início da semana, vamos começar de leve, com um chocolate 70% cacau ou mais. Como esses chocolates são fortes e possuem pouquíssima gordura ou açúcar, vão bem com vinhos tintos secos com mais açúcar residual e, se possível, envelhecidos em barril de carvalho para que o paladar amadeirado incremente a combinação.
Sugestão: Lindt Excellence 70% ou 85%

Terça-feira:
Chocolate Meio Amargo + Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot

Seguindo a lógica dos chocolates 70% cacau ou mais, o chocolate meio amargo, que fica na faixa dos 50% cacau em sua composição, também precisa de um vinho com alto teor de açúcar residual. Vinhos aromáticos, encorpados e complexos, como um Cabernet Sauvignon, são uma excelente pedida. Os Merlot jovens são outra boa opção.
Sugestão: Milka Extra Cocoa

Quarta-feira:
Chocolate com amêndoas, castanhas ou avelã + Tawny

Para fazer a transição entre os chocolates amargos e um chocolate ao leite, bem no meio da semana, a ideia é aproveitar o valor nutricional das oleaginosas. Podemos até comer um chocolatinho, mas, por favor, um mais “saudável”, não é assim que funciona na Lei da Compensação? Tawny significa “acastanhado” e indica vinhos do porto que apresentam maior grau de oxidação e cor ligeiramente castanha. Por essas razões, combinam com sobremesas ou doces que tragam mix de nuts em sua composição.
Sugestão: Toblerone com Mel e Amêndoas

Quinta-feira:
Chocolate ao leite + Late Harvest, Riesling, vinho do Porto

A medida que a semana avança, avançamos na doçura do chocolate, afinal, estamos nos aproximando do final de semana e, como cuidamo-nos bastante durante a semana, podemos espichar um pouco a corda nos dias de folga, certo? Um vinho cuja doçura seja páreo para a cremosidade do chocolate ao leite é uma supercombinação aqui. Dentre os vinhos do Porto, dois ganham destaque: o Ruby e o Tawny.
Sugestão: Alpine Milka

Sexta-feira:
Trufas de licor + Malbec ou Ruby

A semana finalmente acabou e é dia de se permitir comer e beber aquilo que você deseja. Trufas licorosas são excelentes escolhas para uma sexta-feira à noite. Então, escolha vinhos fortificados para acompanhá-las. Os do Porto, em especial os Ruby, levam vantagem, assim como o Malbec, um vinho robusto e bem concentrado, de cor rubi violácea, cujo aroma de frutas vermelhas é ideal nessa harmonização.
Sugestão: Lindt Lindor

Sábado e Domingo:
Chocolate branco + espumante Demi-Sec ou Moscatel, vinho Chardonnay

Final de semana é tempo de celebrar a vida, a saúde, os amores, enfim, tudo que a vida oferece de melhor e mais precioso. Logo, comemorações pedem um espumante, e os melhores chocolates para harmonizações nesse caso são, sem dúvida, os brancos. Isso porque são os mais gordurosos de todos e as borbulhas do espumante ajudam a limpar a língua. Um pedaço de chocolate e um gole de vinho na boca ao mesmo tempo: você vai se surpreender! Vinhos brancos oferecem efeito semelhante por serem mais adocicados.
Sugestão: Lindt Swiss Classic

Deixe uma resposta