Brie grelhado: um petisco sofisticado para seu churrasco

Bebidas gelando, carnes e acompanhamentos preparados: tudo pronto para aquele churrasco que deixa os dias de primavera ainda mais agradáveis. Se a fome dos seus amigos e familiares já está batendo antes do evento começar, não podem faltar petiscos para aplacá-la até a hora em que as atrações principais estarão prontas.

Quem gosta do churrasco no estilo para petiscar, em que tudo é cortado em pequenos pedaços e servido em tábuas ou gamelas, vai apreciar essa sugestão de aperitivo fácil de preparar, além de delicioso e refinado.

Com origem na região de Seine-et-Marne, na França, o queijo brie é feito com leite de vaca e reconhecido pela casca branca aveludada por fora e pelo interior cremoso e macio. Seu processo de maturação por fungos na superfície confere essa combinação de duas texturas e seu sabor único, que lembra cogumelos e amêndoas, encanta paladares pelo mundo. Versátil, pode ser combinado com geleias, mel ou outros temperos, além de ser utilizado em receitas diversas, como de massas, risotos e quiches.

Nossa sugestão é preparar o brie inteiro grelhado na churrasqueira, para comer com pão ou torradinhas. Para um resultado satisfatório é importante escolher peças menores, pois assim o interior fica bem derretido. Outro cuidado importante é para o queijo não ficar por muito tempo grelhando, pois ele corre o risco de estourar e derreter. Se preferir, você pode trocar o queijo brie pelo camembert e obter resultados semelhantes. É importante lembrar que a casca, com o mofo característico que faz parte da maturação do queijo, pode e deve ser consumida.

Harmonize o queijo brie grelhado com espumante brut, vinhos tintos como o Pinot Noir e brancos não muito frutados, como o Sauvignon Blanc.

Uma entrada refinada e deliciosa que promete impressionar seus convidados em qualquer ocasião festiva.

Ingredientes:

1 queijo brie inteiro pequeno (125 g)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de chá de suco de limão
1/2 colher de chá de mistura de temperos (cominho, pimenta-do-reino, tomilho, alho em pó e sal)

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture o azeite, o suco de limão e os temperos.
Pincele na parte externa do queijo brie.
Asse na grelha por 3 a 5 minutos de cada lado, até que fique com as marcas da grelha por fora e derretendo por dentro.
Sirva com pães e torradinhas.

Deixe uma resposta