Bolinho vegano de batata com nori

A alga marinha é rica em nutrientes e faz parte da alimentação desde a antiguidade, principalmente em regiões costeiras e na Ásia Oriental. Um dos motivos por ela ser considerada um produto saudável, é a sua salinidade ser controlada pelo oceano, sendo assim não apresenta excesso de sal. As algas também ajudam no metabolismo e seu consumo tanto pode ser in natura, quanto na forma cozida ou misturada com outros alimentos.

Um ótimo exemplo de petisco que utiliza a alga na composição é o bolinho de batata com nori. Na receita, a planta marinha se assemelha a couve trazendo um toque especial e lembrando os famosos bolinhos de bacalhau portugueses.

O bolinho de batata com nori é uma opção vegana, que também cativa pelo uso do grão de bico. A leguminosa possui textura granulada e sabor leve e faz com que o sabor da alga se destaque, tornando a receita ainda mais gostosa.

Ingredientes:
2 batatas grandes
3 folhas de alga nori
300 g de grão-de-bico cozido
60 g farinha de trigo, ou outra farinha
sal
pimenta
1/2 cebola finamente picada
3 colheres de sopa de salsinha picada
1 colher de chá cominho
óleo para fritar

Modo de preparo:
Faça pequenos furos com o garfo nas batatas e as cozinhe junto com uma folha de alga até obter o ponto desejado para fazer a massa dos bolinhos. Em uma tigela, amasse os grãos de bico e a batata. Adicione os demais temperos e misture tudo. Coloque o restante das folhas de alga cortadas em quadradinhos e misture novamente. Acrescente a farinha e volte a misturar. Molde os bolinhos com duas colheres ou direto com as mãos. Frite em óleo quente e sirva.

Tempo de preparo: 1h;
Rendimento: 5 pessoas

Deixe uma resposta