As flores mais adequadas para cada momento

Presentear ou receber alguém com uma flor significa muito mais do que oferecer apenas um carinho, um mimo. As flores são cheias de significados e simbologias, são capazes de expressar sentimentos e palavras de forma muda, só com seu aroma e a delicadeza ou força das suas folhas e pétalas. Entretanto, é primordial conhecer o que elas representam para não cometer nenhuma gafe.

Rosas
A rainha quando o assunto é ser símbolo do amor. Mas cada cor de rosa tem um significado específico: as vermelhas expressam paixão, as brancas, inocência, as amarelas, felicidade.

Crisântemos
No Brasil, um símbolo de pesar e tristeza, normalmente escolhida para momentos difíceis, como a perda de entes queridos. A justificativa para isso é que são flores outonais, o que remete a uma espécie de mediadores entre a terra e o céu, a vida e a morte. Já na Ásia, representam a felicidade, uma vida completa, enquanto no taoísmo são simplicidade e perfeição.

Orquídeas
Na Grécia antiga, significavam virilidade e fertilidade. Já para os ingleses, simbolizavam riqueza, exclusividade, bom gosto e refinamento. Exóticas, portanto, são uma bela opção para presentear mulheres elegantes, requintadas e maduras refletindo o compromisso e o amor profundo por parte de quem presenteia.

Copo-de-leite
Sua cor nativa é a branca e, por isso, um dos seus significados mais comuns é a pureza, o que justifica seu frequente uso em cerimônias de casamento, tanto para a confecção dos buquês quanto na decoração. Mas remete ainda à paz, tranquilidade, pureza e calma. Na cor amarela, oferece prosperidade e iluminação espiritual.

Gérbera
A quinta flor de corte mais vendida no mundo possui múltiplos significados, dependendo da cor que apresenta. Sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza, alegria e simplicidade são alguns deles. Também expressa pureza e a inocência das crianças, assim como sucesso – e, em razão disso, é muito oferecida ou utilizada na decoração em festas de formatura.

Violetas
Lealdade, modéstia e simplicidade, esses são os significados mais abrangentes para as violetas, espécie que possui mais de 6 mil variações no mundo. As violetas brancas, por sua vez, podem sugerir que alguma promessa importante está sendo feito.

Lírio
Associado à imagem da Virgem Maria na Idade Média, tornou-se sinônimo de fertilidade. Dizem que é ideal quando queremos dizer a uma mulher que ela é superior às demais e, neste caso, a única para o seu par. De acordo com a variação dos lírios, eles expressam um significado particular: o lírio copo-de-leite simboliza a beleza majestosa; o lírio-de-um-dia faz referência à elegância; e o lírio-do-vale, à pureza e à doçura, assim como todos os lírios na cor branca.

Petúnia
Ótima para quem precisa fazer algum pedido de desculpa. Símbolo de sabedoria e força espiritual, é comumente usada para esclarecer mal-entendidos e curar ressentimentos.

Astromélias
Representam um vínculo forte entre duas pessoas, amizade eterna e felicidade plena. São ideias para expressar gratidão.

Deixe uma resposta