Aprenda a receita de enroladinho de couve que usa 100% do ingrediente

Chegar em casa após um dia exaustivo de trabalho e saborear aquela comida bem reconfortante é algo que nos deixa sem palavras. Parece que a comida faz um carinho no nosso corpo e mente, não é? Não parece, ela faz mesmo. Existem alguns tipos de comidas que recuperam, confortam a alma e nos deixam mais felizes. Muitas delas, geralmente, são receitas antigas, da casa da mamãe ou da vovó, as quais remetem-nos às boas e nostálgicas memórias.

Um cuidado que os mais antigos tinham na hora de cozinhar era de não desperdiçar os ingredientes, pois em muitas épocas esses eram escassos ou as pessoas não tinham tanto acesso. Com o retorno à busca por uma alimentação mais saudável, caseira e de consumo consciente, essa prática do não desperdício retornou à cozinha de muitas pessoas no mundo inteiro. Nose to tail, o conceito em inglês para a prática de usar todas as partes de um ingrediente na receita, é aplicado recorrentemente em grandes restaurantes estrelados; e você também pode reproduzir em casa.

Uma receita que tem gostinho especial de casa de vó é o enroladinho (ou charuto) de couve recheado com carne moída. É simples; porém, quentinho, ajuda a recuperar aquele ânimo; é saudável e leve. E tem mais: um estudo recente, realizado pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, indica que apenas uma porção por dia de folhas verdes escuras, como a couve, auxilia no rejuvenescimento cerebral, podendo deixar seu cérebro 11 anos mais jovem. Mais um motivo importantíssimo para fazermos hoje mesmo essa receita! Normalmente, quando a preparamos, jogamos fora o talo da couve, pois é duro e difícil de manusear na hora de enrolar. A nossa dica para aproveitar 100% do ingrediente é cortar o talo bem picadinho, como se fosse um temperinho verde, e refogar junto da carne moída.

Enroladinho de couve recheado com carne moída:
– Lave bem as folhas de couve.
– Corte todos os talos, pique-os e reserve.
– Cozinhe as folhas da couve no vapor (em uma panela com pouca água).
– Enquanto isso, em outra panela, refogue cebola e alho na manteiga.
– Quando dourar, acrescente os talos da couve bem picadinhos. Deixe refogar mais um pouco.
– Adicione a carne moída e deixe cozinhar. Pode acrescentar outros ingredientes, caso seja do seu gosto (ex.: ovos, tomate, milho).
– Quando ambos estiverem cozidos, desligue. Retire as folhas de couve da água quente e espere esfriar para rechear.
– Coloque colheradas de carne moída no meio da folha e enrole. Se ela não parar enrolada, finque um palito de dente no meio do enroladinho.
– Sirva assim ou com um molho de sua preferência por cima. Um bom acompanhamento para o prato é o arroz.

*Versões veganas ou vegetarianas dessa receita podem, igualmente, aproveitar o talo da couve no preparo do recheio. A receita também pode ser feita com folhas de repolho verde, seguindo os mesmos passos.

Deixe uma resposta