Aprenda a fazer o creme de limão caseiro perfeito

Fundamental para os padeiros, o creme de limão é um ótimo acompanhamento para se ter em casa. Azedo e doce, deliciosamente cremoso, a versão caseira é muito melhor do que a comprada em loja!

Versátil, o creme de limão caseiro pode ser usado de diversas maneiras saborosas: sobre bolinhos, torradas ou biscoitos, no sorvete ou até como recheio de bolo.

O suco de limão espremido na hora é o que garante sabor e acidez. Já o açúcar granulado vem para adoçar e equilibrar essa acidez. As gemas de ovo ajudam a engrossar o creme, e a manteiga, adicionada ao final, torna o creme rico, macio e cremoso. Para fazer o creme de limão caseiro perfeito, você só precisa seguir nosso modo de preparo com atenção, pois os detalhes fazem toda a diferença no resultado final.

Utilizar materiais não reativos para o preparo é muito importante, pois como o limão é ácido, corre o risco de que o creme tenha um sabor metálico ou até mesmo fique com uma cor esverdeada.

Para isso, basta utilizar utensílios de cozinha feitos de aço inoxidável, vidro ou cerâmica vitrificada. Utilize também espátulas de silicone para garantir o preparo perfeito!

Para finalizar, armazene em um pote limpo e hermético, o que garante a duração da sua geleia por mais tempo. Confira aqui como esterilizar os potes corretamente.

Ingredientes:

4 gemas de ovo grandes
120 g de açúcar granulado
2 limões-sicilianos, com casca e espremidos
100 g de manteiga sem sal, cortada em 8 pedaços
raspas de limão-siciliano

Modo de preparo:

O fundo da tigela não deve tocar diretamente na água.
Use um ralador fino para obter raspinhas de cascas dos limões primeiro e, em seguida, esprema-os. Você vai precisar de 1/2 xícara de suco de limão fresco.
Na tigela de aço inoxidável, bata as gemas, o açúcar e as raspas de limão.
Misture lentamente o suco de limão, até ficar homogêneo.
Coloque a tigela de aço inoxidável em cima da panela com água fervente (banho-maria) em fogo médio.
Cozinhe a geleia de limão sobre a água, mexendo sempre, mas delicadamente com a espátula.
Continue mexendo e cozinhando até que esteja espessa o suficiente para cobrir as costas de uma colher e deixe rastros na lateral da tigela.
Esse processo pode levar de 12 a 15 minutos, dependendo do vigor da fervura da água.
Retire a tigela do fogo.
Lentamente, acrescente pedaços de manteiga e bata até que desapareçam completamente e a geleia fique lisa.
Se a geleia de limão esfriar demais e você estiver tendo problemas para derreter os últimos pedaços de manteiga, coloque a tigela de volta sobre a água quente, o tempo suficiente para terminar de bater na manteiga.
Coe a geleia (para remover as raspas de limão e os pedaços de ovo) passando por uma peneira de arame.
Guarde a geleia de limão em uma jarra de vidro higienizado e com tampa e leve à geladeira por até duas semanas.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 1 unidade

Deixe uma resposta