Acrescente estes ingredientes aos sucos de fruta e torne-os funcionais

Vai fazer um suco natural de maçã? Adicione banana, linhaça e gérmen de trigo e torne-o um suco funcional para emagrecer. Viu que fácil apreciar um suco natural que, além de hidratar, manterá o corpo saudável? Essa é a finalidade dos sucos funcionais: colaborar de inúmeras maneiras para o bom funcionamento do seu metabolismo de acordo com o tipo de ingredientes que você opta por acrescentar à mistura.

Segundo a Anvisa, alimentos funcionais são aqueles que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente ou não nutriente no crescimento, desenvolvimento, manutenção e em outras funções normais do organismo humano. Os sucos funcionais, portanto, nada mais são do que sucos de frutas combinados a verduras, hortaliças, chás, ervas frescas, especiarias, temperos e outros ingredientes fontes de fitoquímicos, minerais e vitaminas, além de substâncias com função medicinal como antioxidante, emoliente, detox, para emagrecer, antienvelhecimento e outros. Dentre alguns dos ingredientes mais utilizados para fazer dos sucos de frutas sucos superfuncionais estão:

– o gengibre
– a água de coco
– a linhaça
– o guaraná em pó
– a canela
– a pimenta dedo-de-moça ou preta
– o chá verde
– o açafrão/cúrcuma

As verduras e hortaliças usadas comumente são: salsinha, pepino, cenoura, beterraba, couve, espinafre, aipo, manjericão, hortelã e agrião; enquanto as frutas mais requisitadas para esse tipo de preparo são: laranja, abacaxi, maracujá, maçã, melancia e limão ou lima.

Algumas combinações e suas funções para você repetir em casa:

Maracujá + Açafrão + Água de Coco para diminuir a ansiedade
Bata no liquidificador: 200ml de água de coco, 1 polpa de maracujá, 1 banana prata média, ½ colher de chá de açafrão e 1 pitada de pimenta-do-reino moída.

Cenoura + Mamão + Beterraba + Limão para o bronzeado
Bata no liquidificador: ½ mamão papaia, 1 cenoura, 1 goiaba, ½ beterraba, 1 limão sem casca e 3 xícaras de água.

Espinafre + Chá Verde + Melão + Gengibre para purificar o organismo
Bata no liquidificador: 200ml de chá verde, suco de 1 limão Taiti, 2 xícaras de espinafre (sem os talos), 1 colher de sopa de gengibre, ½ melão Cantaloupe, 2 colheres de sopa de mel (opcional) e 1 copo de gelo.

Melancia + Morango + Hortelã + Gengibre + Canela para hidratação
Bata no liquidificador: 1 fatia de melancia, 4 morangos, 1 pedaço pequeno de gengibre, 1 ramo de hortelã e 1 pitada de canela em pó.

Deixe uma resposta