Quando você entra nas nossas lojas e circula pela padaria, costuma se perguntar com frequência: “qual pão eu vou levar para casa hoje”? Se sim, aqui está aquela dica amiga para acabar com a sua indecisão e ainda fazer você acertar nos itens que colocará na mesa de casa.
Combinar o recheio com o tipo de pão. Esse é o segredo principal para um perfeito sanduíche. Claro que o sanduíche ficará igualmente bom se você pegar aquele pão que mais gosta na prateleira; entretanto, você terá mais sucesso e ficará mais seguro quanto ao resultado final (especialmente quando for oferecer os sanduíches a outras pessoas) se adquirir o insumo correto. De maneira geral, recheios mais pesados pedem pães mais resistentes, firmes e com casca mais dura, enquanto os pães mais macios ficam para os recheios leves e pastas menos densas, como um patê, por exemplo.
Vamos às definições!
Com ingredientes mais saudáveis, ele é rico em fibras, o que garante mais saciedade e tira a vontade de comer constantemente. Ideal para quando você, a mulher ou o marido estão fazendo uma dieta. Como ele é uma variação do pão caseiro/de forma, também serve para torradas ou misto quentes. Bons condimentos para rechear este pão são: ricota, queijos brancos, saladas, patês, atum, entre outros saudáveis.
Por serem mais consistências e conseguirem manter a estrutura dos ingredientes que vão por cima sem alterar a textura, a baguete e o pão italiano são bons exemplos de pães para sanduíches abertos, montaditos e bruschettas. Tomate, cebola, queijos, azeite e manjericão são uma excelente combinação para bruschettas. Já um sanduíche aberto com salame ou copa, queijo e rúcula é o clássico que agrada.
De casca firme e miolo leve, o ciabatta consegue sustentar molhos estruturados, impedindo que desmanchem o pão, como um sanduíche de pernil desfiado, que leva tomate pelado e molho inglês. Para os vegetarianos, o pão ciabatta compõe bem combinações à base de vegetais grelhados. Os pães rústicos com a casca mais dura podem igualmente ser utilizados para sanduíches assim.
Um brioche, um pão d’água ou francês, caseiro, de forma, cervejinha ou bisnaguinha são exemplares de pães macios. Quanto mais fofinho for o miolo, mais absorverá o recheio. Por isso, para evitar que os condimentos amoleçam o pão, é necessário optar por molhos mais leves e não tão líquidos, a exemplo da maionese, do requeijão, dos patês, entre outros.
Para ter sempre na prateleira de casa, salvar aquele lanche rápido e, especialmente, para aquele prensado na sanduicheira grill com presunto e queijo que derrete, não existe outro pão mais perfeito do que o pão de forma. E se der vontade, ele ainda serve para sanduíches mais elaborados também ou aquele clássico: queijo, presunto, alface, tomate, ovo e maionese.
Na dúvida, aposte nele. Se estiver quentinho, recém-saído do forno, nem precisa montar todo o sanduíche, certo? É só passar uma manteiga ou margarina, preparar uma xícara de café preto e saborear. Ou, ainda, pegar várias fatias daquela mortadela Bologna e montar ao estilo Mercado Público de São Paulo, que tal?