Abuse dos temperos nesta estação

Os dias mais quentes pedem por refeições descomplicadas e saborosas. Uma saladinha acompanhada de um filé de peixe pode ser uma excelente opção para um almoço ou até mesmo um jantar leve; e o melhor é que é uma receita que pode ser preparada em pouco tempo.

Com um pouquinho de criatividade, é possível dar uma cara totalmente nova ao seu prato com peixe. Para isso, a dica é abusar de temperos diferentes e dar um sabor extra às preparações, como essa tilápia com salsa verde de zaatar.

A tilápia é um peixe de sabor suave e textura firme, que vai bem com diferentes tipos de temperos e ainda é um grande aliado de quem busca uma alimentação equilibrada nesta época do ano, já que é um ingrediente com alto teor de proteínas e baixo percentual de gordura. Combinada com zaatar – uma misturinha aromática de especiarias muito utilizada na culinária do Oriente Médio – o seu peixe vai ganhar um sabor para lá de especial.

Ingredientes:
100g de nozes
4 filés de tilápia com pele
Sal e pimenta a gosto
1/2 colher de chá de coentro em pó
1 xícara de azeite
1/3 de xícara de coentro picado
1/3 de xícara de salsa picada
1 dente de alho pequeno ralado
1 1/2 colheres de chá de zaatar
1/4 colher de chá de flocos de pimenta vermelha esmagados
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de pimentão em conserva picado

Modo de preparo:
Toste as nozes em uma frigideira pequena e seca em fogo médio-baixo, mexendo sempre, até dourar e perfumar, por cerca de 3 minutos. Transfira para uma tábua de cortar. Deixe esfriar e depois pique grosseiramente.
Pré-aqueça o forno. Tempere os filés com sal e pimenta e polvilhe com coentro. Regue uma assadeira pequena com 2 colheres de sopa de azeite e disponha as tilápias. Regue os filés com 2 colheres de sopa de azeite e tempere com sal e pimenta. Grelhe até a pele ficar crocante e dourada e a carne ficar cozida. Retire o peixe do fogo e deixe descansar por 5 minutos.
Enquanto isso, misture coentro, salsa, alho, zaatar, flocos de pimenta vermelha e ½ xícara de óleo restante em uma tigela pequena e adicione sal e pimenta.
Transfira o peixe para uma travessa. Misture o suco de limão, as pimentão em conserva e as nozes na salsa verde e derrame sobre os filés de peixe.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 2 porções.

Deixe uma resposta