A hora e a vez dos Mocktails no Happy Hour

Mocktails são os drinks do momento em bares e festas para quem não quer ou não pode consumir álcool. E podem, tranquilamente, serem reproduzidos e inventados em casa. Diferentemente de um suco ou vitamina, por exemplo, eles precisam manter as combinações de sabores e complexidade que um bom coquetel possui, porém, sem o ingrediente alcoólico.

O preparo e a variedade dos mocktails variam conforme o gosto e a criatividade do mixologista (especialista na arte das misturas); mas você pode aprender algumas regras básicas do preparo de bons drinks sem álcool para fazer um dia em um Happy Hour na sua casa. É possível fazer excelentes drinks sem álcool a partir de ingredientes simples, que você tem em casa, como:
• Chás
• Sucos de caixinha
• Frutas
• Legumes
• Água com gás ou tônica
• Refrigerante/Red Bull
• Temperinhos naturais e ervas frescas
• Especiarias (como pimenta-do-reino e páprica)
• Leite condensado

1º) O primeiro princípio básico é cuidar com a proporção dos ingredientes. Sempre é bom misturar os mais doces com algo que quebre a doçura, como uma água com gás, e os mais fortes e picantes com outros itens que amenizem tais características. Logo, um toque de amargor, combinado com um doce e refrescante só pode resultar em bons drinks.

2º) Frutas são muito bem-vindas nas misturas, em especial, limão e laranja, que conferem um gostinho cítrico agradável.

3º) A regra é não ter regra. Use a criatividade a partir de sabores que você já conhece.

4º) Pense como um drink com álcool que você adora (ou conhece) poderia ser feito sem álcool e substitua o(s) ingrediente(s). Por exemplo, uma caipirinha de limão pode ser feita substituindo o destilado por uma água com gás. O clássico Mojito pode perder o rum branco e ganhar um refrigerante de limão.

Ideias para o próximo Happy Hour na sua casa:

Soda Colorida (Blog Noiva com Classe)
– Pique frutas variadas e disponha-as na forminha de gelo.
– Dilua um pouco de suco concentrado de maracujá na mesma proporção de água e complete as forminhas. Congele.
– Na hora de servir, coloque 4 cubos de gelo de frutas na base de um copo e complemente com aproximadamente 300ml de soda limonada (tipo Schweppes).

Red Bull Sunset (Receitas Zaffari)
– Pegue um copo de 200ml e preencha com gelo.
– Acrescente 60ml de suco de laranja, 60ml de suco de cranberry (ou chá de hibisco, pode ser o de sachê mesmo) e 15ml de suco de limão.
– Complete com Red Bull.

Paloma (Toro, Nova Iorque)
– Em uma garrafinha com tampa ou coqueteleira, coloque 45ml de suco de limão, 15ml de suco de uva branca e 15ml de agave (ou mel) com uma pitada de sal.
– Agite bem e sirva em um copo de cerca de 100ml com gelo.

Deixe uma resposta