5 truques para ter cerveja sempre gelada na hora dos jogos

Você esqueceu de comprar antecipadamente as cervejas para assistir ao jogo da seleção ou não tinha lugar suficiente na geladeira para armazenar uma grande quantidade e, agora, seus amigos estão chegando para ver a partida e vocês estão sem cerveja gelada? Calma, para tudo sempre há uma solução! Confira as dicas que salvarão você de qualquer aperto quando o assunto o for: “a cerveja está quente, e agora?”.

1. Coloque sal na água
Em uma caixa térmica, cooler ou isopor, coloque água, sal e gelo. Essa dica é pura química: o sal diminui o ponto de congelamento da água, o que faz com que as latinhas ou garrafas fiquem mais geladas em menos de 5 minutos. De tempos em tempos, é necessário retirar a água e adicionar nova água, gelo e sal.

2. Adicione álcool à mistura
Algumas outras técnicas recomendam acrescentar álcool à mistura de sal e gelo. Esses ingredientes juntos são capazes de baixar em até -14ºC a temperatura. Então cuidado, porque a cerveja pode até congelar.

3. Na hora de servir, deixe formar espuma
Apesar de muita gente não gostar da espuma na borda do copo, é ela que protege a bebida, mantendo a temperatura, os sabores e aromas.

4. Use o copo apropriado
Cervejas leves, ou seja, de baixa fermentação como Pilsen ou American Lager, devem ser bebidas em copos tipo tulipa ou taças com “pezinho”, que impedem que o calor das mãos passe para o líquido. Ou, ainda, em copos americanos, que são pequenos e fazem com que se consuma rápido a cerveja, não dando tempo para ela esquentar nas mãos.

5. Escolha cervejas mais refrescantes
As do tipo Lager, em especial as Pilsens, podem ser muito refrescantes. E essa característica contribui para sentir a cerveja gelada no paladar por mais tempo.

[Beba com moderação]

Deixe uma resposta