11 alimentos que diminuem a ansiedade

Você é torcedor daqueles que vibra, grita, chora, canta alto e está sofrendo por antecipação na espera para ver o Brasil levantar a taça do hexa nesta Copa do Mundo? Então, com certeza, os batimentos cardíacos do seu organismo precisam de uma forcinha a mais durante esse período. A dica é: consumir alimentos que ajudam a diminuir a ansiedade, relaxar e acalmar o coração nos dias de jogos. Vamos conhecer alguns?

Seleção Aguenta Coração!


São 11 escalados para esta partida, confira os nomes:

1. Maracujá

Alguma dúvida de que ele estaria na lista dos convocados? Ele é o craque, indicado nº 1 pelas mães, avós e tias em casos de agitação, ansiedade, angústia e nervosismo. É conhecido por quase todo mundo como o benfeitor da calmaria. E isso está certo: a fruta é considerada um sedativo natural, pois contém saparinas em sua composição, substância que age no sistema nervoso central e proporciona sensação de relaxamento.

2. Chocolate 70% cacau

Popularmente escolhido pelas mulheres para entrar em campo nas épocas de TPM, o chocolate realmente é uma excelente aposta para relaxar e desestressar. Entretanto, nessa hora, é importante optar pela versão 70% cacau, fonte de serotonina – o hormônio da felicidade que causará aquela sensação de prazer e tranquilidade.

3. Abacate

A fruta que “tá na safra” na época de Copa do Mundo é a nossa 3ª escalada para esse embate. E como o abacate ajuda a combater a ansiedade? Ele contém beta sitosterol – substância que atua na regulação do hormônio do estresse, o cortisol.

4. Nozes

Assim como outras oleaginosas como as castanhas-do-pará e as amêndoas, as nozes são ricas em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano, substância que alivia o estresse e ajuda a relaxar.

5. Alface

Já pensou em tomar chá de alface antes de assistir a um jogo promissor? A bebida funciona para acalmar os nervos e, por isso, a hortaliça foi escalada na nossa seleção de alimentos. Os talos das folhas de alface possuem altas concentrações de lactucina – substância com propriedade calmante.

6. Laranja

Quer dizer que a rainha da vitamina C também apresenta excelentes habilidades como efeito calmante? Isso mesmo, a própria vitamina C é um poderoso controlador do estresse diário, visto que amortece os efeitos do cortisol. E sabe de onde veio o estudo que comprovou isso? Da Alemanha! Mas não se preocupe que desta vez (torcemos!) não vai ser todo dia um 7×1.

7. Ostra

O nosso 7º jogador escalado carrega a força e a paz que vem do mar. Ostras são fonte natural de zinco, mineral com efeito calmante.

8. Banana

Presente diariamente na mesa do café da manhã da maioria dos brasileiros, a banana é a grande surpresa nesta escalação. Ou vai dizer que você sabia que a fruta tem propriedades relaxantes? A vitamina B6, presente na banana, contribui para a síntese de serotonina, mesmo hormônio do chocolate, enquanto o magnésio promove a sensação de relaxamento.

9. Cenoura

Apontada em estudos científicos como um dos alimentos naturais que funciona como calmante, a cenoura entrou na lista de convocação porque é merecedora, tem um talento nato para ajudar a combater crises de ansiedade. Ela é tão potente que vale tanto na forma de bolo de cenoura quanto ralada na salada.

10. Aveia

Dona de certas quantidades de triptofano, aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro, a aveia entra em campo para reduzir a atividade do organismo e relaxar o corpo. Ela é ainda mais essencial para o time, pois é um dos poucos cereais que contém melatonina: hormônio que estimula o repouso.

11. Frutas Vermelhas

As últimas da lista; porém, não menos importantes. Morango, amora, framboesa, entre outras frutas vermelhas, também são ricas em vitamina C que, assim como a laranja, combatem o estresse.

Levaram cartão vermelho e não podem entrar em campo:
Bebidas e comidas à base de cafeína, carboidratos simples e açúcares em geral.
Evite consumir tais itens pois causam desequilíbrio no organismo, podendo acentuar o nervosismo e a ansiedade.

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