Novidades

- 30.04.2021

Gremolata: a mistura de temperos de origem italiana que vai mudar o seu jantar

Feita com alho, salsa e limão siciliano, é parte fundamental da receita de ossobuco

Imprimir esta novidade
Compartilhar esta novidade

Após tanto tempo cozinhando em casa, deu vontade de mudar e dar uma cara nova aos pratos do dia a dia, não é mesmo? Para isso não é necessário recorrer a ingredientes elaborados: com alguns temperos e especiarias não convencionais você altera completamente o sabor de qualquer refeição.

Pratos com condimentos diferentes são capazes de proporcionar sensações surpreendentes ao olfato e ao paladar e prometem encantar quem se atreve a experimentar. Não precisa nem ser nada muito exótico, de nome complicado e que você nunca ouviu falar. É possível transformar uma receita com uma mistura de temperos simples que você costuma ter em casa.

Você talvez conheça a gremolata como parte da receita de ossobuco, prato de carne cozida conhecido por ser feito e servido com o osso redondo cheio de tutano. Assim como o ossobuco, o tempero tem origem italiana e é feito com raspas de limão siciliano, salsa e alho picados. Essa combinação única de sabores é usada para condimentar, finalizar e decorar diversos pratos. Ao provar, você vai se perguntar como essa mistura pode funcionar tão bem.

Seu uso mais comum é em pratos com carnes, como carne bovina, de cordeiro, de frango e de peixe. Esse charmoso condimento italiano também dá um toque de chef a sopas, vegetais verdes cozidos, ao feijão e também pode virar uma pastinha para comer com pão e aperitivos ao ser misturado com azeite de oliva.

Se você preparar na sua casa e quiser conservar por mais tempo, lembre-se de transferir a gremolata para um pote hermético, cobrir com azeite e guardar na geladeira por até uma semana.

Nossa sugestão é servir essa mistura de temperos com massa e avelãs – um jeito simples de dar aparência e sabor incríveis para um prato que promete mudar o seu jantar.

Ingredientes da gremolata:

1/2 xícara de salsa picada
2 dentes de alho picados
raspas de 1 limão-siciliano

Ingredientes da massa:

200 g de massa da sua preferência
4 colheres de sopa de avelãs grosseiramente picadas
2 colheres de sopa de azeite de oliva
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Para fazer a gremolata, misture todos os ingredientes, cuidando para utilizar somente as raspas da casca do limão sem a parte branca.
Em uma frigideira, torre as lascas de avelã e reserve.
Cozinhe a massa até ficar al dente.
Aqueça uma frigideira e coloque o azeite.
Despeje a massa e, em seguida, a gremolata.
Misture tudo e tempere com sal e pimenta.
Sirva com as lascas de avelã tostadas por cima.

Revista de Ofertas

Confira as principais ofertas
da rede Zaffari & Bourbon.

Endereços e horários:

Selecione um de nossos empreendimentos para conferir o endereço e os horários de funcionamento.

 
© 2021 Grupo Zaffari. Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Termos de Uso
Grupo Zaffari